Mancha roxa na musculação: sinal de alerta!

As manchas roxas depois de malhar podem ser um aviso de varizes.

Por: Equipe Marcio Atalla


Mancha roxa na musculação: sinal de alerta!

Você é adepto da musculação? Ótimo, pois é um dos melhores exercícios para manter a boa forma e a saúde.

Mas por caso tem notado o aparecimento de alguma mancha roxa na pele depois do fim da malhação? Fique atento, pois pode ser um sinal de formação de varizes!

Para saber mais, siga lendo este texto!

Manchas roxas e varizes

Mas afinal, o que são as tão conhecidas e muitas vezes temidas manchas roxas? Quem explica é a cirurgiã vascular Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e do American College of Phlebology:

‘’Manchas roxas, também conhecidas como equimoses ou hematomas, acontecem quando o sangue, que deveria estar dentro do vaso, extravasa, seja por um trauma como uma pancada ou acidente, ou espontaneamente pela ruptura de um vaso doente, o que chamamos de fragilidade capilar’’.

E prossegue a médica:

‘’Algumas situações podem fazer com que a parede do vaso fique mais frágil, como uma variação discreta de pressão, um momento de nervosismo, durante a prática de exercícios físicos e aí podemos ter um extravasamento desse sangue. Nesse momento a pessoa pode simplesmente perceber uma mancha roxa no local ou até mesmo ter manifestações como dor localizada ou aumento da temperatura do local’’.

Ela também explica a relação entre o aparecimento destes hematomas e os treinos de musculação:

“Essas manchas roxas após o treino geralmente surgem em pacientes que têm fragilidade capilar, isto é, que sofrem hematomas com mais facilidade, característica muito comum em pessoas que possuem tendência a varizes e vasinhos. Nesses casos, qualquer esforço mais intenso ou contato bruto que exerça pressão sobre os vasos, como durante a realização dos exercícios com o maquinário da musculação, pode causar o rompimento desses vasos com consequente extravasamento do sangue, levando ao surgimento das manchas roxas’’.

E as varizes, o que são?

‘’Varizes são veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função circulatória. O sangue que deveria retornar para o coração fica voltando, refluindo, gerando inchaço, dor, manchas e a evolução da doença que pode evoluir para trombose, feridas e piorar muito o aspecto estético das pernas causando incômodo estético’’, diz a médica.

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/manchas-roxas-pos-treino/

 

Manchas roxas e musculação

E caso o praticante note o aparecimento de manchas roxas, deve parar a musculação?

‘’Não, a prática de atividade física é sempre benéfica para a circulação e deve ser sempre estimulada. A musculação é um dos melhores exercícios para ganho de massa muscular e consequentemente para a circulação, mas sua prática muitas vezes leva a uma sobrecarga temporária no sistema circulatório, o que pode ser causa de formação de hematomas, principalmente para os que já tem tendência’’, diz a cirurgiã vascular.

Qual a recomendação?

‘’Caso a pessoa esteja notando o surgimento de hematomas após o treino, é interessante consultar um cirurgião vascular para passar por uma avaliação, pois é possível que tenha predisposição à varizes. E nesses casos, o treino deve ser realizado com cuidado redobrado e acompanhado por um profissional de educação física para evitar o surgimento e agravamento das varizes’’.

Mas as varizes não são a única possível causa do aparecimento destas manchas roxas. Existem certas condições que podem também levar a isso, tais como:

.Leucemia aguda

.Aplasia de medula

.Dengue

.Febre amarela

.Doenças infecciosas

.Uso de medicamentos como a aspirina

“Hematomas espontâneos podem significar que as plaquetas ou os fatores de coagulação do sangue estão alterados. E o alerta deve ser ainda maior quando, além dos hematomas, há sangramento em outras partes do corpo, como gengiva e nariz, assim como febre, fraqueza ou perda de peso”, reforça a médica.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-minutos-contra-varizes-e-trombose/

 

Como tratar as manchas roxas

Além de procurar o acompanhamento de um cirurgião vascular, existem algumas medidas que podem ajudar a combater o problema.

‘’O uso de meias de compressão, acompanhamento vascular, uso de medicações ou suplementação alimentar adequada, podem melhorar a parede do vaso e prevenir esse tipo de manifestação’’, fala a dra. Aline Lamaita.

Entre os alimentos que podem melhorar a circulação do sangue e ajudar a prevenir o surgimento de manchas roxas, estão:

.Laranja

.Limão

.Acerola

.Uva

.Maçã

.Frutas vermelhas

.Vegetais

.Grãos integrais

E a médica finaliza com uma dica importante:

‘’No momento exato da formação da mancha o uso de compressas geladas pode ajudar a diminuir a progressão, como a na hora de um trauma. Mas depois da mancha já instalada, compressas mornas são mais indicadas para que ela seja reabsorvida de forma mais rápida’’.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica: Dra. Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/salto-alto-e-varizes-mito-ou-verdade/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/varizes-em-homens-mais-graves-do-que-em-mulheres/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/varizes-nas-peles-negras-como-tratar/

Alerta para a coluna

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

Sarcopenia: não perca sua força!

Sarcopenia: não perca sua força!

A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento

Sem medo do exercício

Sem medo do exercício

Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física


VEJA TODAS AS MATÉRIAS