Fitas antidor

A fita cinesiológica pode aliviar dores no joelho

Por: Equipe Marcio Atalla


Fitas antidor

Você já reparou nas fitas coloridas que atletas de algumas modalidades esportivas como vôlei, basquete ou tênis usam nos joelhos, pernas, canelas, nas articulações em geral?

São as chamadas fitas cinesiológicas e não tem nada a ver com ‘’enfeite estético’’. 

A função delas é diminuir dores articulares, inclusive em casos de artrite e artrose e também aumentar a força muscular.

Saiba mais sobre o funcionamento e a utilização destas fitas lendo a reportagem a seguir.

O que é

Mas qual a definição exata deste produto? Quem nos ajuda a entender melhor é o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

‘’A fita cinesiológica é um tipo de curativo fino, respirável e elástico. Geralmente é formado por algodão ou uma mistura de algodão. A aplicação é feita na pele, geralmente ao redor de uma articulação ou músculo e mais frequentemente durante exercícios ou esportes “.

E prossegue o médico:

‘’A elasticidade da fita não se restringe à área de aplicação, o que significa que não afeta a amplitude de movimento de uma pessoa. Muitos atletas e esportistas usam fita cinesiológica quando estão ativos para fornecer suporte extra aos músculos e articulações e evitar lesões”, explica o ortopedista.

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/nao-deixe-a-artrose-te-pegar/

Quais os benefícios?

A fita cinesiológica, também conhecida como fita Kinesio Taping pode ajudar a:

.Melhorar a circulação

.Dar suporte a músculos e articulações

.Prevenir lesões musculares 

‘’A fita também pode ajudar a mobilidade funcional de pacientes que têm alguma condição ou lesão, por isso, como a artrite causa inflamação dolorosa nas articulações e pode reduzir a amplitude de movimento de uma pessoa, essa fita pode ajudar nesses casos também. Já no caso do desgaste das articulações, a artrose, ela pode ser usada como auxiliar em tratamentos de fisioterapia, força e após a cirurgia”, acrescenta o dr. Marcos.

 

Especificamente em pessoas que sofram de osteoartrite no joelho, a fita cinesiológica pode:

.Diminuir a dor

.Fortalecer os músculos

‘’Estudos já identificaram, nesse tipo de paciente, o efeito positivo do uso de fita cinesiológica no joelho, no alívio das dores, na caminhada e no equilíbrio’’, diz o ortopedista.

A fita também pode ser indicada para pessoas que estão com:

.Problemas de tendão

.Instabilidade e dor geral no joelho

.Distúrbio patelar

A fita tem um modo bem funcional para proteger e ativar a musculatura e as articulações.

 “Quando uma pessoa aplica fita cinesiológica em seu corpo, esta aplica pressão e suporte aos músculos e articulações, ao mesmo tempo que permite que o sangue e outros fluidos corporais se movam livremente dentro e ao redor do músculo ou articulação lesionado. Além disso, o uso de fita cinesiológica pode ajudar a reduzir o risco de irritação articular”, aponta o especialista.

Assim a fita cinesiológica ajuda a:

.Diminuir a dor

.Reduzir o inchaço

.Melhorar o funcionamento  muscular

“As pessoas podem usar fita cinesiológica para oferecer suporte extra aos músculos e articulações durante o exercício ou na vida diária”, indica o dr. Marcos Cortelazo.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/obesidade-piora-a-artrite/

Cuidados ao usar

O uso da fita cinesiológica exige certos cuidados.

‘’Antes de usar, limpe cuidadosamente a pele na região onde será colocada a fita, com álcool isopropílico, desinfetante para as mãos ou um limpador de pele pré-adesivo. Arredonde os cantos de cada tira antes de aplicar pois isso ajuda a evitar que os cantos da fita se levantem prematuramente. Esfregue a fita do centro para cada extremidade após a aplicação. Para ativar o adesivo, esfregue novamente a fita, garantindo que ela fique firme no lugar’’, orienta o médico.

É preciso ainda ficar atento aos pelos da pele. Os muito finos não costumam ser problema, mas os pelos mais grossos ou longos às vezes impedem que a fita grude corretamente na pele. Além disso, o contato com água ou o suor podem soltar as fitas.

Outro cuidado é com a retirada das fitas, que deve ser feita sempre no sentido contrário ao dos pelos.

 

‘’A fitas podem provocar alergias em qualquer pessoa, independente dela ser ou não sensível e se ocorrerem sinas de vermelhidão, irritação, coceira  ou qualquer outra reação adversa, a fita deve ser removida imediatamente e a área de pele deve ser examinada’’, alerta o médico.

E o dr. Marcos finaliza com uma lembrança importante: o tratamento da artrose pode variar de acordo com a gravidade do caso.

‘’Casos leves e moderados estão voltados para o controle da dor, melhora da mobilidade e manutenção dos movimentos. Medicações analgésicas e anti-inflamatórias, fisioterapia e condicionamento físico ajudam. Nos casos mais graves ou formas mais avançadas da doença estão indicadas as cirurgias. Por isso, é fundamental procurar ajuda médica para avaliar cada caso”, finaliza o médico.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico: Dr.Marcos Cortelazo/Ortopedista

Curtiu? Então você vai curtir também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/artrite-reumatoide-que-acomete-de-uma-a-cem-pessoas-nao-tem-cura-definitiva/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/cuide-dos-joelhos-correndo/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/mulheres-atencao-com-os-joelhos/

Alerta para a coluna

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

Sarcopenia: não perca sua força!

Sarcopenia: não perca sua força!

A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento

Sem medo do exercício

Sem medo do exercício

Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física


VEJA TODAS AS MATÉRIAS