Exercício é bom para a saúde mental

Saiba como a atividade física ajuda a combater a ansiedade e a depressão

Por: Equipe Marcio Atalla


Exercício é bom para a saúde mental

A saúde mental é hoje um problema global. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) quase  1 bilhão de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de transtorno mental, sendo os mais comuns:

 

.Ansiedade

.Depressão 

.Síndrome do pânico

 

Médicos e pesquisadores cada vez mais tem enfatizado a importância do exercício físico como auxiliar no tratamento de distúrbios mentais.

A atividade física regular traz benefícios como:

 

.Libera endorfinas

.Libera neurotransmissores

.Reduz o estresse

.Aumenta a sensação de bem-estar

.Combate a obesidade

.Melhora a autoestima

.Aprimora a qualidade do sono

Para entender melhor qual a relação entre exercício físico e a manutenção da boa saúde mental, siga lendo esta reportagem!

 

Ansiedade, depressão e exercício

Estudos comportamentais mostram que pacientes com depressão em tratamento com psicoterapia responderam muito mais ao tratamento quando associados a exercícios físicos de moderada intensidade. Como explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, integrante do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida:

‘’Vários estudos mostram desequilíbrio REDOX(reação de oxidação-redução) relacionados a psicopatologias, seja por aumento da produção de radicais livres ou diminuição de capacidade anti-radicais livres. No momento que iniciamos uma atividade física, nosso DNA é avisado que precisamos de mais energia e melhora a função de nossas mitocôndrias, que são as usinas de energia dentro de todas as nossas células. A fabricação de mitocôndrias é um processo extremamente antioxidante, varre os radicais livres e aumenta a defesa antioxidante.Além disso, a contração muscular produz miocinas, substâncias que agem como anti-inflamatório e em pesquisa com animais mostram ação anti-depressiva’’.

E a endocrinologista Deborah Beranger, com MBA em Saúde e Qualidade de Vida, complementa:

‘’Na ansiedade e depressão ocorre um desequilíbrio hormonal. O exercício físico equilibra esses hormônios, melhora a disposição e com isso reduz a ansiedade.

Ansiedade e estresse caminham juntos e o ansioso por natureza se preocupa com as coisas e acaba ficando estressado e a prática de exercício físico reduz o estresse.  O exercício físico também melhora a autoconfiança, combatendo a depressão’’.

 

Leia também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/atividade-fisica-e-a-saude-mental/

Hormônios e estresse

A atividade física libera hormônios como endorfina e outros que contribuem para a sensação de bem-estar. Mas o que são as endorfinas?

Mais uma vez a dra. Beatriz responde:

‘’ São substâncias produzidas pelo nosso organismo compropriedades analgésicas e antiinflamatórias, além de produzirem sensação de bem estar. A atividade física estimula a liberação de endorfina. Além disso, a prática regular de exercícios também aumenta a disponibilidade de serotonina e dopamina no cérebro, neurotransmissores que estão envolvidos na regulação do humor e na sensação de felicidade. Em alguns estudos,a prática de exercícios físicos se mostra tão eficaz quanto o tratamento medicamentoso’’.

E a endocrinologista explica ainda como a atividade física ajuda a combater o estresse:

‘’Quando estamos sob ameaça produzimos cortisol. O cortisol é um hormônio que salvou nossa espécie! Ao ouvir um rugido de um leão produzimos cortisol. O cortisol aumenta os batimentos cardíacos, aumenta a pressão arterial, dilata nossa pupila, aumenta a produção de radicais livres enfim, nos coloca em estado de alerta e nos prepara para reagir ou fugir. Hoje em dia não temos mais nenhum leão, mas nosso cérebro continua avisando o DNA que estamos em risco de forma crônica. Com isso, todo o organismo sofre com essas alterações. Aí entra a importância da 

atividade física, que ativa o cérebro de forma global, usando neurônios diferentes destes causadores do estresse. E se torna ainda mais eficiente se o exercício for acompanhado por estado de atenção plena, ou mindfullness. Na academia, pensar no corpo, na música, no movimento, ou num esporte onde a atenção fique na bola, no time. É importante desconectar do motivo do estresse para interromper a produção de cortisol’’.

 

Veja ainda:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/exercicios-em-grupo-promovem-melhora-na-saude-mental-fisica-e-emocional/

Os melhores exercícios para saúde mental

Entre as atividades físicas recomendadas para manter a saúde mental, estão:

.Caminhada

.Corrida

.Pilates

.Natação

.Ciclismo

.Musculação

.Artes marciais

‘’O importante é que a atividade seja prazerosa para aquele paciente. Existem trabalhos que mostram que exercícios aeróbicos associados a exercícios de resistência são mais eficazes e que exercícios supervisionados (personal trainer, aulas em grupo) também produzem melhores efeitos’’, diz a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

E realizar atividades diárias que mexem com o corpo, também pode ajudar.

 

‘’A pessoa que é sedentária vai se beneficiar de exercícios físicos, como subir escada, caminhar ao ar livre, limpar a própria casa. Já aquelas pessoas que precisam fazer atividade física para melhorar a saúde mental e já tem uma vida que não é considerada sedentária, precisam procurar uma atividade que gere prazer. De 3 a 5 vezes na semana de preferência’’, acrescenta a endocrinologista Deborah Beranger.

Também é positivo praticar atividades, como:

.Yoga,

.Meditação

.Massoterapia

‘’Todas essas atividades, como a respiração profunda, respiração consciente, ler um livro, ajudarão a reduzir o estresse. São as atividades relaxantes, que geram prazer, por isso melhoram a saúde metal, prevenindo a depressão e a ansiedade’’, finaliza a dra. Deborah.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e das médicas:

Deborah Beranger/Endocrinologista

Beatriz Lassance/Cirurgiã Plástica

 

Curtiu? Então vai curtir essas também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/vida-corrida-e-estressada-clique-aqui-e-veja-5-maneiras-de-ajudar-a-controlar-a-ansiedade/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/pandemia-da-ansiedade-e-depressao/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/suicidio-conheca-os-sinais/

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS