A importância de beber água: tudo o que você precisa saber sobre hidratação!

Beber água é um hábito simples que pode salvar o seu verão. Saiba mais sobre a importância de beber água, quantos litros beber por dia e como saber se está desidratado no blog do Marcio Atalla.

Por: Equipe Marcio Atalla


A importância de beber água: tudo o que você precisa saber sobre hidratação!

Sol, verão, calor…é nessa época que, no Brasil, a maioria das pessoas tiram férias, viajam, vão à praia ou a parques; no geral, é uma estação sempre associada ao divertimento e lazer. Mas, apesar do clima de descontração, é no verão que mais aparecem  os problemas no sistema urinário. Para evitar problemas como estes, a solução é simples: beber água!

Para saber mais sobre a importância de beber água, aprender como identificar e prevenir a desidratação e manter os problemas de saúde bem longe do seu verão, continue lendo essa matéria.

Veja também https://marcioatalla.com.br/dicas/tenha-agua-sempre-a-mao/

A importância de beber água

Os problemas no sistema urinário  (rins, bexiga, uretra e ureter), como, por exemplo, as infecções normalmente estão associados a desidratação e/ou a falta do hábito de beber água. Principalmente no verão, isso ocorre porque a perda de água pelo organismo aumenta, seja pela prática de atividade física ou simplesmente por se caminhar na rua em meio a tanto calor. 

É válido mencionar também que o gasto de  líquido em decorrência da produção de suor diminui o volume de urina produzida, tornando as vias urinárias mais fragilizadas ao ataque das  bactérias,aumentando os casos de infecção urinária.

O ideal para prevenir desconfortos como estes é tornar sua garrafinha de água uma fiel companheira! Outra recomendação é não prender a urina, pois isso pode ser um prato cheio para as bactérias se espalharem pela bexiga.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre hidratação, quantos litros de água beber por dia e como esse hábito pode ser um grande aliado nos cuidados no verão, conversamos com o médico urologista Eduardo Leze,  mestre em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas e Doutor em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas pela UERJ. Confira  o conteúdo desta entrevista a seguir:

Dr. Eduardo Leze responde: principais dúvidas sobre hidratação e desidratação

Afinal, quantos litros de água beber por dia?
No mínimo 2 litros de água por dia.  Para calcular o ideal, vai depender dos gastos extras, como transpiração e respiração.

Como medir essa quantidade? Em litros? Em copos? Em garrafas  tipo ‘’squeeze’’ de 600ml?
Como for mais conveniente para a pessoa. Pessoalmente, eu prefiro estar com a garrafa ao meu lado, porque não tem como esquecer.

 No verão com temperaturas beirando ou ultrapassando os 40ºC em boa parte do Brasil aumenta a quantidade de água a ser bebida?
Sabia que escuto de muitos pacientes que no verão acabam não corrigindo essa quantidade de água?! Respeite a sua sede, não se prenda aos seus hábitos. 

 A quantidade de litros de água ingeridos diariamente varia de acordo com o peso e a altura?
Com certeza.  São tantas variáveis que a melhor maneira de monitorar se está bebendo a quantidade ideal é ver a cor da sua urina. Está amarelo-escura? Beba mais água. Se estiver amarelo-transparente, você acertou a quantidade. 

A quantidade de água pode variar de acordo com a idade?
Quanto mais novo, maior nosso percentual de água em relação ao volume corporal. Mas na prática isso não muda nada, todos devem caprichar na água.

 É bom para o organismo beber um copo d’água ao acordar,ainda em jejum?
Já teve na internet informações que esse hábito diminuiria o câncer. Não há comprovação. Mas acordar e caprichar na água é excelente porque seu organismo teve muito trabalho retendo líquidos de madrugada.  

 A pessoa deve ingerir a quantidade adequada de água diariamente,independente de outros líquidos que beba,como sucos de frutas,chás e etc?

Quando se fala em outros líquidos, pode haver um exagero nos sucos e chás, que geralmente carregam muito açúcar (frutose no caso das frutas) para deixar mais palatável. Se falarmos para a pessoa beber 1 litro de mate com açúcar, imagina a bomba calórica. Leia o rótulo, você vai ver que a cada 200 ml de mate, tem cerca de 20g de açúcar (5 sachês). Se você beber 1 litro, terá ingerido 100g de açúcar. Imagina esse hábito por uma semana, um mês, um ano… Acaba engordando. E não vale usar os adoçantes, pois seus malefícios são importantes.

Refrigerantes devem ser evitados?
Com toda a certeza. São extremamente ácidos, adoçados e com substâncias nocivas. No final de semana não vai matar ninguém, só não use eles como um hábito.

E as bebidas alcoólicas? Quando se ingere,deve-se aumentar a ingestão de água também?
A ingestão de água junto tem outras funções: pela saciedade, diminuir a quantidade de álcool que você iria beber e diminuir a ressaca.

 A água pode ser ingerida junto às refeições ou é melhor não beber água quando se está comendo?
Não se deve beber muito líquido junto com a alimentação para não atrapalhar a digestão. Cerca de 200-300ml é o ideal para refeição. Mas as latinhas de refrigerante vão além e chegam aos 355ml.

Tem diferença entre ingerir água gelada ou temperatura ambiente?
A água gelada sacia mais a sede e ajuda a regular a temperatura corporal.

 A água mineral com gás pode ser ingerida à vontade? Ou há alguma restrição?
Há muitos mitos e dúvidas sobre isso. Não há problema nenhum em ingerir água com gás. Até prefiro comprar na rua com gás por medo de adulteração. Mas esse gás vai para algum lugar, ou vai aumentar eructações ou flatulências. 

Como identificar a desidratação? Quais os sintomas?
Boca seca, reações mais lentas, sonolência… São sinais precoces que as pessoas não ligam mas já mostram um funcionamento pior do seu corpo.

Quais os principais problemas de saúde que  podem ocorrer com  o sistema urinário pela falta de hidratação?
Cálculos renais e infecção urinária principalmente.

Quais os sintomas do cálculo renal?
Dor na região lombar (na parte de trás das costelas), dor próxima à bexiga. Pode causar enjoos e até vômitos, em casos piores.

Depois que alguém está com cálculo renal,qual o tratamento?
A conduta pode ser acompanhada, se as pedras forem pequenas. Há, no entanto, indicações cirúrgicas quando a pedra não está perto de sair ou causando danos maiores.

Quais exames a pessoa deve fazer para prevenir o aparecimento de problemas nas vias urinárias? Com que frequência por ano?
Exame de sangue para avaliar a função dos rins, ultrassonografia para uma avaliação se há pedras, tumores e outros. Em casos específicos tomografia computadorizada. Uma vez por ano vale a pena fazer esse check up.

Leia também : https://marcioatalla.com.br/nutricao/pedra-nos-rins-veja-como-evitar/

Prender a urina pode gerar incontinência urinária com o tempo?
Não incontinência, mas uma bexiga com uma capacidade muito maior de reter urina, o que aumenta a chance de infecção urinária. 

Uma pessoa de mais idade que não consegue mais prender a urina,ou urina durante o sono,está  com problemas nas vias urinárias?
Pode ser somente pelo avançar da idade, que se perde a força dos esfíncteres, que são músculos que ajudam na contenção da urina. Os homens podem ter problemas na próstata que justificam urinar muito de madrugada.

 

Para a realização desta matéria, contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e do médico Dr. Eduardo Leze/Urologista.

 

Gostou das informações?Confira também: 

https://marcioatalla.com.br/nutricao/a-agua-exerce-papel-fundamental-no-funcionamento-do-organismo/

https://marcioatalla.com.br/nutricao/agua-in-natura-para-enfrentar-o-verao/

Alerta para a coluna

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

Sarcopenia: não perca sua força!

Sarcopenia: não perca sua força!

A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento

Sem medo do exercício

Sem medo do exercício

Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física


VEJA TODAS AS MATÉRIAS