A escada da saúde
Subir 5 lances de escada todo dia reduz risco de infarto e AVC
Por: Equipe Marcio Atalla
A importância de praticar uma rotina de exercícios físicos para a manutenção da saúde é hoje um fato amplamente conhecido pela maioria das pessoas. Mas mesmo assim ainda tem muita gente que alega ‘’falta de tempo’’ para não ter uma rotina de atividade física.
Mas o que nem todo mundo lembra, é que mesmo que sua vida seja corrida, sem muito espaço para frequentar uma academia, correr ou pedalar na rua ou nadar numa piscina ou no mar, existem pequenos hábitos que podem te ajudar a mexer com o corpo.
Um estudo científico mostra que subir escadas diariamente traz vários benefícios, como:
.Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
.Equilibra o perfil lipídico
.Combate inflamações
.Previne a aterosclerose
.Previne o diabetes
.Previne o mal de Alzheimer
Para saber mais sobre como subir escadas pode proteger sua saúde, siga lendo esta reportagem.
O que diz o estudo
O estudo foi publicado no periódico científico Atherosclerosis ((https://www.atherosclerosis-journal.com/article/S0021-9150(23)05221-8/fulltext)) e revelou que subir 50 degraus de escada por dia, pode impedir o surgimento da aterosclerose, reduzindo assim em 20% o risco de doenças cardiovasculares.
“Figurando como a principal causa de morte no ocidente e entre as maiores responsáveis pela ocorrência de infartos e AVC’s, a aterosclerose é caracterizada pelo estreitamento e enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura em seu interior, assim prejudicando o fluxo sanguíneo adequado”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, integrante do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
A pesquisa foi feita da seguinte maneira: os cientistas coletaram dados de 450 mil homens e mulheres adultos, que tiveram sua predisposição para doenças cardíacas calculada com base no histórico familiar e fatores de risco pré-estabelecidos.
Além disso, os participantes também responderam perguntas sobre o estilo de vida que levavam e se tinham o hábito de subir escadas com frequência.
O acompanhamento foi realizado por 12 anos, revelando que subir os degraus da escada todos os dias diminui o risco da aterosclerose, memos para aqueles que tem a tendência a desenvolver a doença.
“O estudo mostrou que pequenas sessões de subida de escada com alta intensidade são uma maneira eficiente de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e o perfil lipídico, principalmente para quem não consegue atingir as recomendações diárias ideais de atividade física, assim destacando o hábito como uma medida preventiva acessível contra a aterosclerose para a população em geral”, acrescenta a dra. Beatriz.
Não deixe de ver:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/correr-ou-subir-escada/
Outros benefícios
Mas prevenir a aterosclerose não é o único benefício que o hábito de trocar o elevador ou a escada rolante pelos degraus das escadas pode trazer para a saúde.
“Subir escadas é uma maneira de gastar a energia produzida pelas mitocôndrias, que são organelas que existem dentro das nossas células e são responsáveis por transformar glicose em energia. Se essa energia não é gasta, há um acúmulo de radicais livres nas células que ameaça sua sobrevida. Então, o DNA elimina essa mitocôndria, gerando resíduos como radicais livres e outras substâncias que favorecem a inflamação do organismo como um todo”, acrescenta a médica.
Esse quadro inflamatório, quando instalado no organismo, afeta os vasos sanguíneos, trazendo o risco de vários problemas, como:
.Mal de Alzheimer
.Diabetes
.Câncer
.Dificulta a cicatrização da pele
.Prejudica a recuperação pós-operatória
Por isso, o exercício gerado com o ato de subir as escadas pode ser tão importante.
“Em contrapartida, se utilizamos a energia produzida, uma quantidade adequada de radicais livres é formada e mais mitocôndrias são geradas. Esse é o melhor sistema antioxidante que podemos ter”, aponta a especialista.
Leia ainda:
Mexa o corpo!
Além de incluir o hábito de subir escadas na sua rotina diária de vida, é importante acrescentar também outros hábitos rotineiros e que ajudam a combater o sedentarismo, como por exemplo:
.Andar
.Dançar
.Brincar com os filhos
.Passear com o cachorro
Mexendo assim com o corpo, você vai estar garantindo o bom funcionamento das mitocôndrias e contribuindo para manter a saúde.
Mas é importante também reforçar que essas práticas devem ser vistas como um complemento e não significam que as pessoas não precisem ter uma rotina de realização de exercícios físicos. O ideal é aliar esses hábitos com a frequência a uma academia ou outra atividade desportiva.
“Subir escada, aumentar o número de passos por dia ou qualquer outra atividade que faça o corpo se mexer já pode trazer benefícios, mas o ideal é realizar semanalmente 150 minutos de exercícios físicos de intensidade moderada, o que pode ajudar a prevenir uma infinidade de doenças e até reverter casos de diabetes tipo 2, hipertensão e depressão”, conclui a médica Beatriz Lassance.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica: Dra. Beatriz Lassance/ Cirurgiã Plástica
Confira essas também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/6-dicas-para-uma-vida-melhor/
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/exercite-se-mesmo-sem-tempo/