Cigarro faz mal até apagado!

Estudo mostra os prejuízos do ‘’fumo de terceira mão’’ para a pele

Por: Equipe Marcio Atalla


Cigarro faz mal até apagado!

O tabagismo é um dos maiores problemas globais de saúde. O fumo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo,segundo dados da Organização Mundial da Saúde(OMS). Desse total,mais de  7 milhões são mortes de fumantes que utilizam cigarros,charutos,cachimbos ou cigarros eletrônicos(vapers). O restante,pouco mais de  1 milhão pessoas, são os não fumantes que morrem ao serem expostos à fumaça do tabaco,o chamado ‘’fumante passivo’’. 

Só que agora a ciência avança em pesquisas que mostram ainda os malefícios de ser exposto aos resíduos do fumo,mesmo quando os cigarros já foram apagados e a fumaça já se dissipou no ar: é o chamado fumo de terceira mão.

Continue lendo esta reportagem para saber mais sobre este risco extra que o cigarro oferece à saúde.

 

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/uma-nova-forma-de-combater-o-vicio-do-fumo/

 

Fumo de terceira mão: a pesquisa

O chamado   ”fumo de terceira mão” se caracteriza pelos  resquícios deixados pelo cigarro, nicotina e outros componentes do tabaco, independente da fonte: cigarros tradicionais, eletrônicos ou cachimbos. Estes resíduos podem se instalar na pele,nos cabelos,nas roupas,nos móveis e até no interior dos automóveis.

Um estudo da Universidade da Califórnia nos EUA e  publicado  no jornal científico Atmosphere(( https://www.mdpi.com/2073-4433/13/5/810))  revela que  o fumo de terceira mão (THS – thirdhand smoke) pode prejudicar a saúde da pele.

“O trabalho mostrou que o contato da pele com a nicotina pode prejudicar a cicatrização de feridas, aumentar a suscetibilidade à infecções da pele devido à diminuição da resposta imune e causar estresse oxidativo nas células, o que é responsável por acelerar o envelhecimento”, explica a médica dermatologista  Jaqueline Zmijevski, pós-graduada em Medicina Estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira(AMB) e integrante da a Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).

 

Ela explica também como foi feito o estudo:

‘’O estudo foi realizado usando um modelo 3D da epiderme humana e queratinócitos humanos cultivados. Os queratinócitos são células epidérmicas que produzem queratina, proteína também encontrada no cabelo e nas unhas. Os pesquisadores expuseram o modelo 3D por 24 horas a diferentes concentrações de nicotina normalmente encontradas em ambientes com fumo de terceira mão e derramamentos de cigarros eletrônicos. Os pesquisadores passaram então a identificar os danos. Eles investigaram o efeito da nicotina em organelas celulares, mitocôndrias e peroxissomos,organelas contendo enzimas envolvidas em muitas reações metabólicas’’.

 

 E a dra.Jaqueline acrescenta:

‘’ A gravidade dos danos à pele depende tanto da duração da exposição quanto da concentração de nicotina’’.

 

Além da pele,cabelos e objetos,os resíduos podem também se acumular em alimentos ou bebidas? 

‘’O estudo não avaliou a presença desses resíduos em alimentos e bebidas. Por esse motivo, não podemos afirmar, mas, supor que, se há depósito em objetos do ambiente, os resíduos também podem se depositar nos alimentos e bebidas ali presentes’’, diz a médica.

 

Confira ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-motivos-para-voce-largar-o-cigarro/

 

Fumo de terceira mão: como se prevenir?

Um dos maiores problemas para a prevenção é que os resíduos dos cigarros apagados e  que se depositam em roupas e móveis,com suas partículas e substâncias tóxicas do cigarro, são invisíveis a olho nu e não possuem cheiro.

 

Portanto,para prevenir esse problema só há uma medida considerada eficaz: não fumar em ambientes fechados!

 

A médica Jaqueline  Zmijevski complementa:

 

‘’Vendedores que lidam com cigarros eletrônicos devem minimizar o contato usando equipamentos de proteção adequados, como luvas e máscaras, além de mangas longas para evitar o contato acidental do líquido com a pele e limpando adequadamente as áreas contaminadas. Mas, infelizmente, é uma realidade distante’’.

 

E prossegue:

‘’ Restrições ao fumo, especialmente em ambientes fechados são necessárias e, o mais importante, enfatizar e promover políticas antitabaco’’.

 

 

 

Fumo de terceira mão e câncer  ((intertítulo))

 

O fumo de terceira mão pode provocar câncer de pele?

‘’ Até o momento não há nenhum estudo que associe o fumo de terceira mão ao câncer de pele, em especial. Mas é bom lembrar que independente disso,o tabagismo é responsável direto por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão e está relacionado a mais de uma dezena de tipos de câncer, entre eles esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga, boca, laringe, faringe, garganta e mama’’,afirma a dermatologista. 

 

E continua :

 

‘’O cigarro tradicional possui mais de 5 mil químicos, incluindo arsênico, formaldeído e alcatrão. Com o tempo, os riscos de desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas e morte prematura aumentam. Fora o câncer de pulmão, a exposição à fumaça pode levar a outros tipos de câncer. Comparado ao fumo e ao fumo de segunda mão, o fumo de terceira mão possui menos pesquisas. Contudo, especialistas já conseguiram comprovar alguns de seus riscos para a saúde. Fumo de terceira mão pode envelhecer, inflamar e danificar células da pele. Em relação ao cigarro eletrônico, as principais substâncias são nano partículas de metais pesados, solventes e outros químicos que variam de acordo com o que é colocado para fumo no dispositivo. Além de doenças inflamatórias e até fibrose pulmonar, o uso desse tipo de cigarro está fortemente ligado ao surgimento de doenças cardiovasculares e distúrbios neurológicos’’.

 

 

Mas quais seriam os sintomas que  indicam que alguém está sendo afetado pelo fumo de terceira mão?‘’ Não há como pontuar sintomas específicos desse tipo de exposição, pois existem muitas variáveis: tempo de exposição, quantidade de resíduos aos quais foi exposto, via de contato: se pela pele ou por via inalatória’’,conclui a dra.Jaqueline.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica Dra. Jaqueline  Zmijevski/Dermatologista

 

 

Gostou?Então não deixe de ler:

 

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cigarro-eletronico-na-moda-entre-os-jovens-o-dispositivo-tambem-eleva-o-risco-de-cancer/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cigarro-compromete-circulacao-de-sangue-e-aumenta-risco-de-arteriosclerose-e-trombose/

https://marcioatalla.com.br/dicas/dieta-anti-tabagica-nova-aliada-contra-o-cigarro/

Caia no sono!

Caia no sono!

A falta de sono pode prejudicar a saúde física e emocional

Mitos e verdades sobre o TDAH

Mitos e verdades sobre o TDAH

Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

5 causas da queda de cabelo

5 causas da queda de cabelo

Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo


VEJA TODAS AS MATÉRIAS