Bronze com saúde, pele radiante e protegida

Conseguir o almejado bronze e com saúde é possível. Veja algumas dicas para ficar com a cor do verão sem prejudicar a pele

Por: Equipe Marcio Atalla


Bronze com saúde, pele radiante e protegida

A exposição solar desenfreada pode levar ao câncer de pele e ao envelhecimento precoce, mas é possível obter aquele bronze bonito e o mais importante com saúde, sem causar danos à pele ou à beleza.

De acordo com a dermatologista Marcela Studart, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e pós-graduada pela Universidade do Rio de Janeiro, o grande erro está em querer adquirir a cor de um verão inteiro em um único dia de sol. “O verdadeiro bronzeado só começa a aparecer a partir de 48 a 72 horas após a primeira exposição. Esse é o tempo necessário para que a melanina, pigmento que dá a cor a pele, seja produzida e liberada”, afirma.

Passo a passo do bronze com saúde

Segundo a médica, o ideal é se expor gradativamente, sempre com fotoprotetor adequado ao tipo de pele, evitando o horário entre 10 e 16 horas. “Mesmo quando a ideia é ficar mais corada, é importante reaplicar o protetor no corpo e na face a cada duas horas, ou sempre que mergulhar ou suar muito. Dessa forma, após alguns dias, a cor já será a desejada, sem ardências ou descamações”, garante.

Bronze com saúde

Crédito foto: © Mykola Sosiukin via Canva.com

Se a pele for muito clara, a médica recomenda tipos de bronzeamentos mais suaves, como os cremes autobronzeadores e o bronzeado a jato. “Os autobronzeadores são cremes ou loções com dihidroxiacetona, substância que provoca uma reação química na pele, escurecendo-a. Esta reação estimula uma pigmentação da camada mais externa da pele, dando uma cor semelhante a do bronzeado. Eles não causam mal algum, a não ser a pessoas que têm alergia aos componentes das fórmulas. Já a técnica a jato emite pigmentos que se depositam na pele em uma concentração maior. Por isso é mais indicada para quem quer exibir a pele morena mais rapidamente”, orienta a média.

Em relação a câmaras de autobronzeamento, a dermatologista é enfática. “São totalmente contraindicadas. Provocam o envelhecimento precoce da pele e aumentam a possibilidade da formação de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação UVA nessas câmaras se apresenta em doses mais altas que na radiação solar”, alerta.

Bronze com saúde

Crédito foto: © bernardbodo via Canva.com

Alimentação também pode ajudar

O betacaroteno é uma substância que, no organismo, tanto funciona como fotoprotetor como auxilia na formação de melanina.

Segundo a médica, se ingerido na quantidade de 15 a 30 mg por dia, ainda ajuda a prolongar o bronzeado. “Os efeitos de uma dieta rica em betacaroteno aparecem em 10 a 12 semanas”, orienta.

Entre os alimentos indicados, destacam-se:

• Cenoura;

Mamão;

Espinafre;

Vegetais amarelos e verde-escuro.

“O consumo de pães e cereais integrais também é recomendado, pois esses alimentos são ricos em vitaminas do complexo B e zinco, que melhoram o aspecto da pele”, ensina.

? Saiba tudo sobre vitaminas! 

Veja também
Melhor amigo da pele no verão, filtro solar ajuda a evitar manchas, lesões benignas e até malignas
Verão requer uma mudança na alimentação
Parece, mas não é: 5 doenças de pele semelhantes à acne

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

A virada de chave do mindset

A virada de chave do mindset

Ter um pensamento positivo melhora a qualidade de vida


VEJA TODAS AS MATÉRIAS