Pedalar previne a artrose

Estudo revela que andar de bicicleta pode proteger os joelhos contra a artrose

Por: Equipe Marcio Atalla


Pedalar previne a artrose

Você gosta de pedalar pelos parques ou calçadão de alguma praia? Usa a ciclovia no dia a dia? Ou prefere uma bicicleta ergométrica na academia ou mesmo em casa?

Bom, independente do estilo de cada um, a realidade é que andar de bicicleta é um dos melhores exercícios para quem quer manter a boa forma e a saúde.

O ciclismo ajuda a:

.Fortalecer a musculatura  das pernas

.Queima calorias

.Aumenta a capacidade cardiovascular

.Reduz o risco de diabetes

.Combate o estresse e a ansiedade

.Melhora a qualidade do sono

 

Mas além de todos estes benefícios, pedalar de ‘’bike’’ ainda traz um outro ganho à saúde, que é muito pouco conhecido. E uma pesquisa científica confirmou este ganho: pedalar é importante para impedir que os joelhos sofram com a temida artrose.

Ficou interessado em saber mais? Então não perca tempo e siga lendo esta reportagem até o final.

 

O que diz o estudo ((intertítulo))

A pesquisa foi publicada na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise ((https://journals.lww.com/acsm-msse/abstract/2024/09000/bicycling_over_a_lifetime_is_associated_with_less.14.aspx)) e revelou que esta atividade física está relacionada a uma redução do risco de desenvolvimento da artrose(também conhecida como osteoartrite) no joelho. 

“A artrose é uma doença degenerativa e inflamatória que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação. Esse processo degenerativo é complexo e inicia-se com o envelhecimento. Mas muitas pessoas ficam em dúvida se podem ou não praticar exercícios físicos. E na verdade, sabe-se que alguns exercícios, como o ciclismo, podem ser um tratamento eficaz para retardar o dano que ocorre na articulação, além de reduzir as dores”, afirma o ortopedista, Marcos Cortelazo,  especialista em joelho e traumatologia esportiva, pós-graduado em ortopedia e traumatologia pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

  E além disso, andar de bicicleta é uma atividade bastante acessível, lúdica e de baixo impacto que ajuda a fortalecer os músculos das pernas, ajudando na redução de dores e impedindo o avanço da artrose. 

Ainda segundo o estudo, pessoas que pedalam, seja ao ar livre ou mesmo numa bicicleta ergométrica, apresentaram menos casos de dores nos joelhos e tinham também menos chances de desenvolver a osteoartrite. 

‘’Esses efeitos são diretos (atividade física de baixo impacto e fortalecimento da musculatura) e indiretos (perda ou controle de peso). O aumento de peso causa uma sobrecarga sobre as articulações com um ‘trauma’ repetitivo excessivo da cartilagem e sua degeneração. Dessa forma, uma recomendação importante para quem está em sobrepeso é a perda de peso, de preferência acompanhada de algum exercício já que as articulações foram feitas para o movimento”, esclarece o ortopedista Marcos Cortelazo. 

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/andar-de-bicicleta-e-bom-para-saude-e-para-o-planeta/

 

A recomendação ((intertítulo))

Quem deseja começar a pedalar, pode iniciar fazendo atividade com a bicicleta cerca de 25 a 30 minutos, 3 vezes por semana.

E como complemento para prevenir a artrose, outros tipos de exercícios podem ser agregados, como por exemplo:

.Caminhada

.Transport (equipamento que simula uma corrida sem impacto)

.Natação

.Hidroginástica

.Musculação

.Pilates

.Fisioterapia 

‘’Todos com baixa carga oferecem proteção às articulações do joelho e estimulam o aumento da massa muscular da coxa, que tem músculos muito importantes para os joelhos’’, fala o dr. Marcos.

E o especialista acrescenta:

‘’Dietas apropriadas também são recomendadas assim como a perda de peso. No caso da fisioterapia, ela também é fundamental em qualquer uma das fases’’.

As sessões de fisioterapia atuam com os seguintes objetivos: 

.Controle da dor

.Fortalecimento

.Manutenção do movimento

‘’Mas o mais importante é consultar um médico que indicará o tratamento adequado”, aponta o ortopedista.

 

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/nao-deixe-a-artrose-te-pegar/

 

O que evitar ((intertítulo))

Mas é importante quem tem artrose ficar atento também a alguns tipos de atividades físicas que devem ser evitadas.

 “A pessoa com dores nos joelhos, a princípio, deve evitar atividades de impacto como corridas, esforços repetitivos de alta intensidade como crossfit e que envolvam excesso de peso’’, diz o dr. Marcos Cortelazo.

 E o médico conclui:

‘’Mas os exercícios físicos que fortaleçam a musculatura sem impacto são os mais recomendados. Destaque aqui para, além da bicicleta, a musculação e o pilates, que estão entre os mais indicados”.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:Dr. Marcos Cortelazo/Ortopedista

 

Confira essas também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/beneficios-dos-exercicios-na-bicicleta-para-criancas/

https://marcioatalla.com.br/marcio-responde/tenho-uma-bicicleta-ergometrica-em-casa-como-devo-usa-la-com-intuito-de-emagrecer/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar

5 erros dos corredores

5 erros dos corredores

Evite os erros mais comuns de quem pratica corrida

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica


VEJA TODAS AS MATÉRIAS