5 causas de cansaço nas pernas

Doença arterial e até o sedentarismo podem ser algumas causas

Por: Equipe Marcio Atalla


5 causas de cansaço nas pernas

Você sente cansaço nas pernas? A sensação de fadiga nesta região do corpo é mais comum quando se fica por um longo período numa mesma posição.

Mas sentir peso e cansaço nas pernas, pode ter várias outras causas, não muito conhecidas da maioria das pessoas.

Selecionamos 5 causas deste problema para você se precaver! É só ler esta matéria até o final!

 

Doença arterial

As dores e o cansaço nas pernas, se forem muito frequentes, merecem investigação por parte de um médico.

“Caso o cansaço seja algo mais rotineiro, ele pode significar um problema de saúde, com quadros circulatórios ou outras condições médicas específicas, por isso ele precisa ser avaliado”, informa a cirurgiã vascular Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

 

E uma das causas desta condição é a chamada doença arterial periférica.

’’A doença arterial periférica (DAP) prejudica a circulação do sangue e provoca, entre outras coisas, dor na hora de caminhar. Na maior parte das vezes, a obstrução ocorre quando há acúmulo de placas de gordura e perda de flexibilidade nas paredes dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar o sangue para nutrir as extremidades como braços e pernas, sendo mais comuns nos membros inferiores”, afirma a dra. Aline.

A DAP é mais comum entre pessoas acima dos 55 anos, chegando a afetar entre 10% a 25% dessa faixa etária. E o quadro pode indicar alterações em outros vasos do corpo.

 A DAP também aumenta em até 60% o risco de entupimentos nas artérias que irrigam o cérebro e o coração, potencializando a chance de:

.Infarto

.AVC

Os principais sintomas que podem indicar a doença arterial periférica são:

.Fadiga e fisgadas na perna, principalmente na panturrilha

.Cãibra ao caminhar ou se exercitar

.Queda de  pelos nas pernas

.Unhas dos pés fracas

.Infecções nos pés

.Membros inferiores esbranquiçados

‘’ Quanto ao tratamento, o primeiro passo é eliminar ou reduzir ao máximo os agentes que causam a obstrução. Não há medicamentos específicos, mas o médico pode prescrever anticoagulantes para tentar melhorar a perfusão sanguínea. O exercício físico também faz parte do tratamento, pois estimula a circulação colateral’’, indica a cirurgiã vascular.

 

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/saiba-como-diminuir-a-dor-nas-pernas-apos-corridas-ou-caminhadas/

 

Saúde vascular e dores

Uma 2ª causa são certas condições vasculares que podem contribuir para a fadiga nas pernas, como por exemplo:

.Lipedema

.Trombose

.Varizes  

“A sensação de peso e cansaço nas pernas é comum nessas condições vasculares por algumas causas distintas. No caso do lipedema, o depósito de gordura desproporcional e altamente inflamatória nas pernas causa nódulos e dor ao toque, com sensação de peso também pela dificuldade do retorno venoso. Já na trombose, um coágulo se forma e causa dor e inchaço na perna afetada. No caso das varizes, a sensação de cansaço é geralmente sentida ao final do dia e ocorre pela dificuldade do sangue retornar ao coração. Esse acúmulo confere a sensação de peso e pernas cansadas”, garante a especialista.

A 3ª causa é a dor muscular, também conhecida como mialgia.

‘’O mais comum é que ela aconteça após algum tipo de esforço físico, nesse caso dos músculos da perna. A dor do pós-treino é sentida durante ou após a execução do exercício, até 24h depois, e pode se manifestar com dificuldade de extensão e flexão dos músculos da perna, fadiga e câimbras. Essa dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos ou pode estar associada a microlesões nos músculos. É geralmente auto resolutiva, quando ocorre o descanso necessário. Mas se esse tipo de dor for frequente, o mais indicado é procurar um médico para verificar alguma alteração circulatória ou musculoesquelética importante ou dosar o volume de treino”, fala a médica.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/guia-da-dor-nas-pernas-o-que-causa-e-como-aliviar/

 

Artrite e sedentarismo

A 4ª causa do problema é um velho e conhecido inimigo da saúde: o sedentarismo.

 “O sedentarismo é o nosso novo cigarro. O ser humano foi desenhado para estar em movimento e o imobilismo está relacionado a várias doenças, dentre elas a trombose. É importante manter um dia ativo, independente da prática de exercícios físicos. Praticar uma hora de exercícios por dia é bom, mas se você fica sentado todo o restante do tempo, isso continua sendo perigoso”, alerta a cirurgiã vascular.

E a última causa da fadiga e dores nas pernas são doenças como artrite e artrose.

 “A artrite é uma inflamação das articulações, enquanto a artrose é uma condição degenerativa que resulta do desgaste da cartilagem nas articulações. Ambas podem causar dor e limitação de movimento, com consequente cansaço nos membros inferiores, mas suas causas subjacentes são diferentes. Ou seja, a osteoartrite é um tipo específico de artrite que está relacionada ao desgaste da cartilagem das articulações”, explica o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva.

E a dra.  Aline Lamaita, conclui com uma dica:

“No geral, bons hábitos de vida são importantes para diminuir a sensação de cansaço nas pernas. Atividade física, boa alimentação e, em alguns casos, uso de meias elástica orientadas pelo médico cirurgião vascular são importantes”.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e dos médicos:

Dra.Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular

Dr.Marcos Cortelazo/Ortopedista

 

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/7-causas-de-inchaco-nas-pernas-e-pes/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/nao-esqueca-das-pernas/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/7-dicas-para-a-saude-vascular/

 

 

Alerta para a coluna

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

Sarcopenia: não perca sua força!

Sarcopenia: não perca sua força!

A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento

Sem medo do exercício

Sem medo do exercício

Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física


VEJA TODAS AS MATÉRIAS