Yoga: proteção para a mulher

A prática melhora a saúde feminina principalmente na menopausa

Por: Equipe Marcio Atalla


Yoga: proteção para a mulher

A menopausa é um período que pode trazer vários incômodos ao corpo e à mente da mulher, afetando várias questões do organismo feminino, como por exemplo:

.A saúde óssea

.O sono

.O humor

 Mas segundo um estudo científico, as mulheres tem uma aliada que pode ajudar a  amenizar estes sintomas desagradáveis e até perigosos da menopausa: a prática de yoga, que inclusive ganhou a data de 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga.

Na verdade, além da yoga, alguns outros dos chamados exercícios mente-corpo, como tai chi chuan e o pilates também podem trazer benefícios para as mulheres neste período da vida.

Para saber mais siga lendo esta reportagem.

 

Saúde na menopausa

 O estudo foi publicado na versão online do periódico Menopause: The Journal of the Menopause Society ((https://journals.lww.com/menopausejournal/fulltext/2024/05000/effects_of_mind_body_exercise_on_perimenopausal.13.aspx))

A pesquisa realizou 11 ensaios clínicos feitos de forma aleatória em 1005 participantes para examinar os resultados da prática de exercícios mente-corpo em mulheres na pré-menopausa(perimenopausa) e menopausa.

 “Em uma revisão sistemática e meta-análise recente, um trabalho mostrou que o exercício mente-corpo influencia positivamente a densidade mineral óssea, a qualidade do sono, a ansiedade e a depressão entre mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa’’, afirma o ginecologista Igor Padovesi, doutorando em Ginecologia pela UNIFESP, integrante da North American Menopause Society (NAMS), da International Menopause Society (IMS),  da European Society of Aesthetic Gynecology (ESAG) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

E acrescenta o médico:

‘’ A meta-análise indicou que o exercício mente-corpo melhorou significativamente a densidade mineral óssea em mulheres na perimenopausa e pós-menopausa em comparação com grupos de controle. Além disso, foram observadas melhorias significativas na qualidade do sono, redução da ansiedade e humor depressivo. Os incômodos para as mulheres nesse período são realmente inúmeros e vão de dificuldade em adormecer até menos interesse em atividades sexuais’’.

Os exercícios mente-corpo tem a capacidade de integrar o movimento do corpo com o controle da respiração e concentração mental, tendo como principais modalidades:

.Yoga

.Tai chi chuan

.Pilates

.Qigong

.Baduanjin 

 Mas o dr.Igor faz uma ressalva:

“O exercício é de fundamental importância, mas não substitui a reposição hormonal”.

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/dicas/dez-passos-para-ser-feliz-atraves-do-yoga/

 

Força nos ossos

Um dos problemas mais comuns das mulheres na menopausa é o risco de aparecimento da oesteoporose, mas atividades físicas como yoga e outras possuem efeitos benéficos e ajudam a regular a massa óssea.

 “O exercício regular e sistemático de sobrecarga melhora a função das células musculares esqueléticas, induzindo estresse nos ossos, modulando o metabolismo ósseo, aumentando o volume sanguíneo intraósseo, facilitando a troca de cálcio entre as células ósseas (osteoclastos e osteoblastos) juntamente com fatores de crescimento, estimulando a atividade de produção de matriz óssea”, aponta o ginecologista.

 

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/flutue-no-ar-com-a-flying-yoga/

 

Sono e estresse

O yoga ajuda ainda a enfrentar um problema que aflige muitas mulheres na pré-menopausa ou já na menopausa: a insônia.

A prática eleva os níveis de melatonina, um hormônio fundamental na estabilização do sono e também aumenta as concentrações cerebrais de GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor que regulariza os padrões de sono. 

“O exercício regular promove a saúde cerebral ao induzir fatores neurotróficos que oferecem neuronutrição e neuroproteção. Além disso, o exercício aumenta o gasto energético, a liberação de endorfinas e a temperatura corporal, beneficiando ainda mais o sono”, indica o especialista.

E quando a menopausa mexe com o emocional, levando muitas mulheres à crises de ansiedade e humor, a yoga e outras práticas podem ser uma solução.

 “Os médicos podem recomendar práticas mente-corpo como um tratamento não farmacológico adjuvante ao hormonal como uma forma eficaz para controlar os sintomas da menopausa. Além disso, esta abordagem oferece às mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa mais opções de exercícios, em vez das práticas convencionais”, conclui o dr. Igor.

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico: Dr. Igor Padovesi/Ginecologista

Curta essas também:

Exercício é bom para a saúde mental

Exercícios de alongamento específicos para o estresse

O fim da insônia com a Ayurveda

 

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS