Onda de calor e exercício: tem que hidratar!

Hidratação é fundamental durante a atividade física no calor extremo

Por: Equipe Marcio Atalla


Onda de calor e exercício: tem que hidratar!

Você gosta de dar uma corrida ou caminhada na praia ou em algum parque na sua cidade? Ou sua corridinha é na esteira na academia?  Ou você é da turma da musculação? 

Bom, não importa se você pratica atividade física ao ar livre ou em ambientes fechados. Em qualquer local é preciso não descuidar de uma questão fundamental: a hidratação.

O Brasil já é um país quente quase o ano todo pela sua posição geográfica no mundo e sua natureza tropical. Somando a isso condições climáticas como o El Niño que provoca o aparecimento de ondas de calor extremo com temperaturas acima de 40ºC e sensação térmica chegando às vezes aos 60ºC, estar bem hidratado durante o exercício se torna uma questão vital de saúde.

Quer saber como se hidratar corretamente nas ondas de calor extremo? Então siga lendo esta reportagem.

Corrida e caminhada

Corrida e caminhada são atividades físicas aeróbicas que fazem o corpo suar, perdendo naturalmente muito líquido. Por isso é preciso seguir algumas recomendações para enfrentar as ondas de calor extremo que, pelo que parece, estão se tornando cada vez mais comuns.

Em relação à hidratação, fique atento ao seguinte:

.Hidratação normal:

.Homens: 3 a 4 litros d’água por dia

.Mulheres: 2 a 3 litros d’água por dia

.Hidratação nas ondas de calor:

.Homens: 4 a 5 litros d’água por dia

.Mulheres: 3 a 4 litros d’água por dia

‘’ Lembrando que, nessas ondas de calor, essa água deve ser fracionada. As pessoas devem beber uma quantidade de água adequada a cada uma hora, então é importante dividir durante o dia’’, diz a endocrinologista Deborah Beranger, com MBA em Saúde e Qualidade de Vida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Existe muita dúvida sobre se há alguma diferença na hidratação na prática aeróbica ao ar livre ou dentro da academia como spinning e esteira ergométrica. Quem nos esclarece é novamente a dra. Deborah:

‘’Na grande maioria das vezes, quando você faz exercício dentro da academia tem um menor risco de desidratação, pois você está longe do sol, normalmente a umidade é melhor controlada e tem o ar-condicionado. Ao ar livre, normalmente o ar é mais seco, a umidade, às vezes, é menor do que 40%, o que piora a respiração, muitas vezes você tem um maior risco de insolação e, dependendo da quantidade de árvores, você vai ter menos vento e mais acesso à luz solar. Por isso, a chance de desidratação em exercícios ao ar livre é maior. Mas, claro, se você fizer exercício em uma academia em que a umidade é muito baixa, com o ar-condicionado em uma temperatura ruim, é muito pior do que fazer exercício ao ar livre’’.

Leia também:

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/a-importancia-de-beber-agua-tudo-o-que-vc-precisa-saber-sobre-hidratacao/

A quantidade de água

O tempo de duração do exercício pode influenciar na quantidade de água a ser bebida durante o exercício em dias de sensação térmica extrema?

‘’Durante a atividade aeróbica no calor de 60ºC, em que suamos muito mais e perdemos muito líquido, a chance de desidratar é muito maior e a recomendação de hidratação é de cerca de 40 a 50 ml por quilo de peso. Essa hidratação deve ser dividida antes, durante e após o treino. Antes do treino, a hidratação deve ser de cerca de 6 ml por quilo de peso, duas horas antes do treino. Durante o treino, a hidratação deve ser de cerca de 500 a 600 ml por hora de treino’’, alerta a especialista.

E prossegue a médica:

‘’E, no pós-treino, para cada meio quilo perdido de peso, deve-se fazer uma ingestão de cerca de 800 ml de água.  E sempre prestar atenção aos sinais de desidratação’’.

Estes sinais são:

.Boca seca

.Cansaço

.Tontura. 

A recomendação é que se alguém sentir algum destes sintomas durante a prática de exercício, deve aumentar a ingestão de líquido.

As características individuais também devem ser levadas em conta na hora da hidratação.

‘’A quantidade de água recomendada varia de acordo com o peso, com a idade, com o sexo, se a pessoa é sedentária ou não, o tipo de trabalho (ao ar livre ou em um lugar fechado)’’, aponta a especialista.

A hidratação deve ser um cuidado ainda maior para quem tem uma doença crônica como:

.Diabetes

.Cardiopatias

.Problemas nos rins

E bebidas como água de coco e isotônicos podem substituir a água?

‘’Na grande maioria das vezes, quando você faz um exercício leve a moderado, abaixo de 45 minutos, a própria água é suficiente. Em segundo lugar, você pode usar a água de coco. A diferença é que ela é rica em sódio, potássio e vitaminas. Mas o ideal é que você faça baixa ingestão, por volta de 200 ml a cada 20 minutos, fracionada. É um isotônico natural. Então, você pode ingerir água, água de coco ou ambas intercaladas para uma atividade leve a moderada, abaixo de 45 minutos. Já o isotônico é importante tomar cuidado. Sua composição é parecida com a do suor, é rico em sais minerais, porém, tem corante, aromatizante e o valor calórico. Então, o isotônico é mais indicado para atletas de alta performance, que precisam, a cada hora, ingerir de 400 a 800 ml de líquido’’, explica a dra. Deborah Beranger.

Veja ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-dicas-contra-o-calor/

Musculação e crossfit

E qual a recomendação em relação à hidratação para quem pratica exercícios de força como musculação, pilates ou crossfit. Muda alguma coisa?

‘’Tanto no exercício de força muscular, como musculação e pilates, quanto no exercício de crossfit, que envolve exercício anaeróbico e aeróbico, todas as variantes vão fazer você ter uma ingestão de água maior ou menor. Depende muito do tipo de treino, da carga, do sexo, da idade, se o exercício é feito ao ar livre ou em lugar fechado. Você pode fazer um treino de crossfit, de força, como pilates e musculação, muito mais leve do que um treino aeróbico e fazer um exercício somente aeróbico com um treino muito mais pesado do que um exercício de força muscular’’, fala a endocrinologista.

‘’ Então, é importante entender que você tem que se hidratar duas horas antes do treino, durante o treino e no pós-treino, nunca apresentar sinais de desidratação, sempre observar sua urina durante o dia, que deve estar límpida, nunca pode estar amarelada e durante o treino, observar se você está se hidratando’’, conclui a dra. Deborah.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica:Dra. Deborah Beranger/ Endocrinologista

Gostou? Então você vai gostar também:

https://marcioatalla.com.br/nutricao/a-agua-exerce-papel-fundamental-no-funcionamento-do-organismo/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/cabelo-suor-e-saude/

https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/trocando-o-dia-pela-noite/

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS