Qual é a opção mais saudável?
O portal Webrun traz uma publicação que pode fazer muita gente eliminar as dúvidas a respeito de consumir a fruta in natura ou ela em suco. Para muitos nutricionistas não há o que discutir: é muito mais saudável comer a fruta do que beber o suco.
A coordenadora do programa Bio Nutri, da Bio Ritmo, a nutricionista Fulvia Hazarabedian esclarece que, ao consumir o suco em vez da fruta, “as fibras são eliminadas ao serem coadas ou perdem parte da sua função, que seria ajudar na digestão, saciedade e funcionamento do intestino. O índice glicêmico é também mais alto no suco, o tornando menos saudável”. Sem contar que se o suco não for ingerido imediatamente, perde algumas de suas vitaminas.
Para Fulvia, tomar o suco não deixa de ser saudável, vai depender de como é realizada a programação alimentar, pois cada caso é um caso.
Quem busca opções para ajudar na digestão a dica é escolher abacaxi e mamão devido as enzimas bromalina e papaína.
No caso de quem sofre com o diabetes, as frutas são geralmente a melhor opção.
“Não há diferença em comer uma fatia de abacaxi e usar a mesma fatia batida com água para fazer um suco e tomar sem coar. O valor nutricional é o mesmo. Já um suco dos tipos integrais, como de laranja ou uva, concentram o açúcar da fruta e tem pouquíssima fibra em sua composição. Portanto, em um copo de suco de laranja terá muito mais carboidrato do que em uma laranja. Esses são menos recomendados”, diz Carolina Ragugnetti, nutricionista da ON, Centro Integrado de Saúde e de Evolução Corporal.
Essas informações, claro, se referem aos sucos naturais e não aos processados. Esses, é melhor excluir sem pena da sua dieta, pois costumam ter mais açúcar do que fruta em sua composição.
? Marcio Atalla esclarece as suas dúvidas sobre os sucos. Assista!
Veja também
Frutas que têm poderes
Pesquisa revela que o jovem brasileiro come pouca fruta
As maravilhas do limão
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros