Quem está gordo ou obeso pode ser saudável?

Qual o melhor indicador de avaliação de saúde?

Por: Equipe Marcio Atalla


Quem está gordo ou obeso pode ser saudável?

Mais da metade dos brasileiros (52,5%) encontra-se acima do peso, sendo que 17,9% encontram-se obesos. É o que apontou uma pesquisa realizada ano passado pelo Ministério da Saúde. A grande dúvida é se tantos dos que se encontram gordos ou obesos estão em risco de saúde?

O Índice de Massa Corporal (IMC) pode ser um indicador de avaliação de saúde. De acordo com os especialistas, quem possui IMC entre 18,5 e 24,9 está com o peso normal. Já quem se encontra acima de 25,0 está acima do peso. E a partir de 30,0, obesos.

A norma corrente é que o excesso de peso prejudica a saúde. No entanto, alguns indivíduos com IMC alto apresentam baixos riscos de desenvolver doenças graves como diabetes ou doenças cardíacas. E pessoas com baixo IMC podem desenvolver altos riscos de enfrentar esses problemas. Por isso é que algumas pesquisas já sugerem que outros indicadores de peso, mais precisos, devam ser adotados. Isso porque o IMC não distingue gordura, músculo e osso. Pessoas musculosas podem apresentar um IMC alto, mas ter pouquíssima gordura corporal. Já os idosos tendem a perder músculos com a idade, podendo apresentar IMC mais baixo, apesar de possuir altas concentrações de gordura.

O IMC também não considera o local onde a gordura se concentra no organismo. Pesquisas já apontaram que pessoas que possuem excesso de gordura na cintura correm riscos mais altos de sofrer de doenças dos que as que possuem nas cochas e glúteos. O tamanho da cintura também tende a aumentar com a idade.

Um bom indicador de saúde é o teste VO2max, que mede a quantidade de oxigênio que o corpo utiliza quando nos exercitamos de forma vigorosa. O teste é ideal para medir a saúde aeróbica. Estudos constataram que quem possui altos índices de saúde aeróbica tende a viver mais. A atividade física aeróbica, conseguida por meio de movimentos rápidos e ritmados, promove a oxigenação das células musculares e aumenta o consumo de calorias. E se constitui a melhor opção para se manter saudável, estando ou não acima do peso.

Caia no sono!

Caia no sono!

A falta de sono pode prejudicar a saúde física e emocional

Mitos e verdades sobre o TDAH

Mitos e verdades sobre o TDAH

Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

5 causas da queda de cabelo

5 causas da queda de cabelo

Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo


VEJA TODAS AS MATÉRIAS