Novidades no Novembro Azul

Novos tipos de tratamento podem ajudar no combate ao câncer de próstata

Por: Equipe Marcio Atalla


Novidades no Novembro Azul

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.

Por isso desde o ano de 2011 ocorre no país, sempre no penúltimo mês do ano, a campanha Novembro Azul para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O Novembro Azul surgiu numa iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida e encampada pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com diversas outras organizações e foi inspirada no movimento internacional “Movember”, que começou na Austrália.

No Brasil a iniciativa destaca a necessidade de consultas regulares ao médico e exames preventivos, como o PSA (antígeno prostático específico).

E além das informações sobre como se prevenir da doença, novos métodos alternativos à quimioterapia e radioterapia vêm demonstrando resultados positivos no combate ao câncer de próstata.

Para saber mais, não deixe de ler o restante desta reportagem.

 

 Entenda o câncer de próstata

Este tipo de câncer se desenvolve na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Na maioria dos casos, é um tumor de crescimento lento e assintomático em estágios iniciais, mas pode evoluir de forma agressiva, se espalhando para outras partes do corpo. 

Entre os fatores de risco estão:

.Histórico familiar

.Alterações genéticas

.Obesidade

.Idade avançada

É importante fazer anualmente os exames adequados para prevenir a doença.

‘’O câncer de próstata é uma doença que acontece devido a replicação descontrolada das células da próstata, levando a um tumor maligno. E os indivíduos com idade mais avançada acabam apresentando um risco aumentado de desenvolver essa doença. Por isso, a partir dos 40 anos, é recomendado realizar um acompanhamento regular com um médico, com dosagem de PSA e exame físico adequado”, afirma o oncologista Ramon Andrade de Mello, Pós-Doutor Clínico no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), pesquisador honorário da Universidade de Oxford (Inglaterra) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC).

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/o-perigo-do-cancer-de-prostata-silencioso/

 

Sintomas e prevenção

Os principais sintomas do câncer de próstata são:

.Aumento da frequência de urinar

.Dificuldade para urinar

.Diminuição do jato da urina

.Ardência ou dor ao urinar

.Dor na região pélvica

.Dor nas costas

.Dor nos quadris

.Dor ao ejacular

.Sangue no sêmen

.Disfunção erétil

 “Mas nem sempre a doença apresenta sinais, às vezes ela é silenciosa. Por isso, o rastreio e os métodos de prevenção precoce são fundamentais”, alerta o oncologista.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/homens-barrigudos-sofrem-mais-risco-de-ter-cancer-de-prostata/

 

Novos tratamentos

O tratamento para o câncer de próstata é indicado caso a caso, após avaliação do paciente e as principais formas de se tratar a doença são:

.Radioterapia

.Quimioterapia

.Hormonioterapia

.Cirurgia

Mas além destes métodos mais tradicionais as chamadas terapias-alvo e novas medicações também vem apresentando bons resultados no enfrentamento deste tipo de tumor.

 “As terapias-alvo representam um grande avanço tecnológico para a oncologia. Com elas, é possível localizar os alvos celulares e manipulá-los para impedir o desenvolvimento dos tumores”, aponta o médico.

E além das terapias-alvo alguns fármacos radioativos, como o Lutécio 177, também têm obtido resultados positivos. 

“O Lutécio 177 é um medicamento aprovado recentemente pela Anvisa que mostrou eficácia no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático que não responderam bem às abordagens convencionais”, comenta o dr. Ramon.

Outro tratamento que pode ser utilizado é a terapia focalizada de alta intensidade (HIFU). 

“Esse é um procedimento minimamente invasivo utilizado em quadros ainda em estágios iniciais. Nele, uma sonda é inserida no reto do paciente, emitindo energia de ultrassom para destruir as células cancerígenas”, informa o especialista.

E para finalizar, o dr. Ramon lembra que embora a doença se manifeste na maioria das vezes em pessoas de mais idade, os cuidados para evitar o câncer de próstata já podem começar mesmo quando a pessoa ainda é jovem.

 “Manter um estilo de vida saudável é fundamental. Portanto, para prevenir o câncer de próstata, é indicado adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, controlar o peso, ter atividades sexuais regularmente, ou seja, ter hábitos saudáveis”.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico: Dr. Ramon Andrade de Mello/Oncologista

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/pesquisa-aponta-alimentos-que-aumentam-o-risco-de-cancer-de-prostata/

 https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/couve-flor-e-brocolis-previnem-o-cancer-de-prostata/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/o-novembro-azul-e-as-empresas/

Pais, filhos e desafios

Pais, filhos e desafios

Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes

Caia no sono!

Caia no sono!

A falta de sono pode prejudicar a saúde física e emocional

Mitos e verdades sobre o TDAH

Mitos e verdades sobre o TDAH

Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade


VEJA TODAS AS MATÉRIAS