No Sudeste é época de colher hortaliças
Existem mais de 70 espécies. O verde produz fibras, vitaminas e sais minerais ao organismo
Por: Equipe Marcio Atalla
Nesta época do ano, fim de inverno e com o clima seco, na região Sudeste é o ápice da colheita de hortaliças principalmente as folhosas. O cultivo delas é muito praticado por agricultores familiares localizados em volta de grandes centros consumidores. Por serem plantas de ciclo relativamente rápidos que giram em torno de 50 dias, precisam ser comercializadas o quanto antes para não perderem suas características. A folhosa mais consumida no Brasil é a alface crespa.
As hortaliças folhosas são recomendadas para plantio e cultivo durante todo o ano. Porém, no período chuvoso, que começa em setembro na maioria dos estados brasileiros, pode acontecer uma diminuição na produtividade. As informações são do Ministério de Desenvolvimento Agrário.
Existem mais de 70 espécies de hortaliças e são agrupadas de acordo com a parte que é comestível. As verduras são relacionadas às plantas verdes por isso existe o termo verdura que é muito utilizado no campo por agricultores e na culinária, pois se trata de uma planta verde comestível que produz fibras, vitaminas e sais minerais para o organismo humano.
Veja alguns exemplos de hortaliças:
Hortaliças-folhosas: alface, almeirão, agrião, acelga, espinafre, couve, repolho e rúcula.
Hortaliças-flores: couve-flor e brócolis.
Hortaliças-frutos: berinjela, jiló, abóbora, quiabo, chuchu, tomate, pimentão e pepino.
Hortaliças-tubérculos: batata e cará.
Hortaliças-raízes: cenoura, beterraba, rabanete, nabo e batata-doce
Hortaliças-bulbos: cebola e alho.
Hortaliças-rizomas: inhame.
Hortaliças-hastes: aspargo, aipo ou salsão;
Hortaliças-condimentos: cebolinha, coentro e salsinha.