Morte cerebral pode ser revertida?

O projeto dos EUA “ReAnima”, quer trazer de volta à vida pacientes clinicamente mortos

Por: Equipe Marcio Atalla


Morte cerebral pode ser revertida?

As empresas Bioquak e Revita de biotecnologia da Filadélfia, nos EUA conseguiram aprovação ética de entidades de saúde daquele país para aplicar na prática uma nova abordagem para trazer de volta à vida pacientes considerados clinicamente mortos. A ideia é usar células tronco, estimulação de nervos e outras técnicas para tentar superar a morte cerebral.

O projeto, chamado ReAnima, quer “ressucitar” 20 pacientes, com idades entre 15 e 65 anos. Eles estão ancorados em estudos recentes, que sugerem que há ainda alguma atividade cerebral e fluxo sanguíneo após a morte cerebral.

O principal executivo da Bioquark, Ira Pastor, em entrevista ao britânico The Guardian, afirmou que “isto representa a primeira tentativa do tipo e mais um passo na direção da eventual reversão da morte em nossa geração”. Acreditamos que estamos muito perto de um ponto em que a barreira entre um coma e o coma irreversível ou morte cerebral se tornará mais flexível, e esperamos ter mais perspectivas promissoras em 2017. Entre 50.000 e 150.000 pessoas morrem diariamente não por envelhecimento, mas por vários traumas agudos que levam à morte cerebral. Pensamos que essa pesquisa terá um grande impacto”.

Falta de sono dá dor de cabeça

Falta de sono dá dor de cabeça

Estudo mostra que dormir mal pode piorar a enxaqueca

Cuidado com a artrite séptica!

Cuidado com a artrite séptica!

Essa condição pode afetar a cartilagem e comprometer as articulações

Atenção com o melanoma!

Atenção com o melanoma!

O diagnóstico precoce deste tipo de câncer pode salvar vidas


VEJA TODAS AS MATÉRIAS