Mitos e verdades sobre o período menstrual

Especialista da Criogênesis esclarece as principais dúvidas das mulheres

Por: Equipe Marcio Atalla


Mitos e verdades sobre o período menstrual

Para muitas mulheres, menstruar sinaliza o bom funcionamento do corpo. No entanto, para outra parte da população feminina, o período traz desconforto, dores e irritação. Apesar das diversas opiniões sobre o tema, a verdade é que a menstruação ainda é cercada de diversas dúvidas.

 

Veja também:

Os sintomas da TPM podem desencadear reações desde tristeza, angústia, pessimismo até pensamentos mais drásticos

O que posso fazer par não me sentir tão cansada no período pré-menstrual?

Atividade física e período menstrual

 

Abaixo, *Renato de Oliveira, ginecologista e infertileuta da Criogênesis, revela os principais mitos e verdades que envolvem o período menstrual:

1 – É impossível engravidar durante o período menstrual
Mito. A menstruação significa que a preparação da parte interna do útero, denominada endométrio, descamou após a ovulação que aconteceu, geralmente, 14 dias antes. Entretanto, para mulheres com ciclos irregulares ou com sangramentos anormais, pode haver uma confusão sobre o que seria a menstruação propriamente dita. “Assim, em casos de ciclos irregulares, ou seja, fora do período entre 25 e 35 dias para quem não faz uso de anticoncepcional e para quem apresenta sangramentos vaginais anormais, é necessário procurar um especialista”, recomenda Renato.

2 – Menstruação irregular pode indicar problema de saúde
Verdade. Dentre as causas mais comuns da menstruação irregular estão o hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, alterações na glândula suprarrenal, tumor na hipófise ou até mesmo estresse. Outro ponto que deve ser analisado é o fluxo de sangue menstrual, que em grandes quantidades pode causar anemia. Portanto, desde a primeira menstruação, registre a data de início e quantos dias duram, assim é possível verificar se os ciclos mantêm sempre um mesmo intervalo sendo, então, considerado regular ou não.

3 – Absorvente interno e coletor menstrual podem tirar a virgindade
Mito. A perda da virgindade é um conceito que pode levar a algumas considerações, inclusive sobre a ruptura do hímen. Porém, de um modo geral, depende da penetração no ato sexual. “Neste cenário, para as mulheres que ainda não tiveram relação sexual, o uso de dispositivos internos à vagina não é recomendado”, alerta.

4 – A mulher fica menos produtiva durante o período menstrual
Verdade. De acordo com o Estudo DISAB (Dismenorréia & Absenteísmo no Brasil), desenvolvido por ginecologistas e publicado na Revista Brasileira de Medicina, a cólica menstrual diminui em até 67% a capacidade de produção no trabalho profissional e na realização das atividades diárias.

5 – Não é indicado fazer atividade física durante a menstruação
Mito. Muitas mulheres acreditam que o melhor a fazer no período menstrual é descansar, no entanto, os exercícios ajudam no combate à cólica e aos sintomas da TPM, pois o corpo libera endorfina – substância que aumenta a sensação de bem-estar. Outro benefício é a melhora a circulação sanguínea, que ajuda a amenizar contrações do útero.

6 – Comer chocolate melhora a TPM
Verdade. O chocolate possui substâncias de efeito estimulante e antidepressivo, como a serotonina, que traz sensação de prazer e conforto.

7 – Mulheres que trabalham juntas podem menstruar no mesmo período
Verdade. “Não há uma explicação cientifica comprovada, mas acredita-se que esse fenômeno pode acontecer por causa dos feromônios, odores naturais exalados pelo corpo feminino que não somos capazes de perceber e que poderiam causar esse sincronismo”, finaliza o especialista.

Por: Renato de Oliveira

Caia no sono!

Caia no sono!

A falta de sono pode prejudicar a saúde física e emocional

Mitos e verdades sobre o TDAH

Mitos e verdades sobre o TDAH

Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

5 causas da queda de cabelo

5 causas da queda de cabelo

Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo


VEJA TODAS AS MATÉRIAS