Exclusivo: novo método para prevenir a ateroesclerose!

Pesquisadores desenvolvem nova forma de diagnosticar a aterosclerose através de imagens do olho

Por: Equipe Marcio Atalla


Exclusivo: novo método para prevenir a ateroesclerose!

A aterosclerose, que significa endurecimento (esclerose) das artérias, é um termo geral para várias doenças em que a parede de uma artéria torna-se mais espessa e menos elástica. Normalmente isso acontece como um processo natural do envelhecimento , e geralmente ocorre de forma homogênea pelas artérias do nosso corpo.

Pessoas que tem fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, colesterol aumentado e obesidade aceleram esse processo, levando a um estreitamento maior da artéria o que pode levar a uma dificuldade na passagem do sangue em locais específicos, gerando problemas mais graves de saúde. É a maior causa de  infartos e AVCs no mundo.E o maior problema é que a aterosclerose é uma das chamadas ‘’doenças silenciosas’’,pois na maioria das vezes não apresenta sintomas e quando aparece,já provocou graves danos às artérias.

Os principais problemas e sintomas

As áreas mais frequentemente afetadas pela doença são o coração e território cerebral, sendo a maior causa de infarto e derrame. No caso da doença afetar os membros inferiores teremos problemas graves de circulação podendo gerar até casos de perda do membro. Associada ao diabetes a doença esta relacionada a alteração das artérias da retina, podendo levar a quadros de cegueira.

Os sintomas estão relacionados as complicações, a falta de fluxo sanguíneo para algum local do organismo, como dor nas pernas para caminhar, angina no caso do envolvimento cardiológico ou sintomas cerebrais como tontura ou ate um AIT ( acidente isquêmico transitório) também conhecido popularmente como príncipio de derrame. A melhor prevenção é atenção e controle dos fatores de risco e exames de prevenção realizados com regularidade.

 

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/nutricao/doencas-do-coracao-evitadas-com-alimentacao-saudavel/

Nova pesquisa no combate à ateroesclerose

Mas uma notícia vinda da Europa promete revolucionar o tratamento e a prevenção desta doença tão perigosa. Pesquisadores do University Hospital Bonn, na Alemanha, desenvolveram um método que através de imagens do olho consegue fazer um diagnóstico precoce da ateroesclerose.

O estudo,publicado na conceituada revista médica Scientific Reports, foi feito através de fotografias das pupilas dos olhos de um grupo de  97 homens e mulheres que sofriam de doença arterial periférica,mas que cerca de metade deles não apresentavam qualquer sintoma da doença.

Depois as fotos passavam por uma varredura feita com um software,que analisava as veias ligadas aos olhos e conseguia identificar precocemente quem poderia vir a sofrer de ateroesclerose.

 

Confira também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/colesterol-e-saude-2/

 

Palavra da especialista:

Conversamos com a cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita, da  diretoria da  Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV),integrante também  do American College of Phlebology e do American College of Lifestyle Medicine.

Ela nos dá maiores informações sobre este novo método de diagnóstico e do combate à ateroscleorse.

1 – Quais são as formas de diagnósticos  atuais que identificam a aterosclerose?

Os exames focados em prevenção seriam os associados aos fatores de risco, como diabetes, colesterol, exames para controle da hipertensão. 

Já os exames direcionados para ver as placas de ateroma são específicos para cada território acometido, são eles doppler colorido arterial para analisar o fluxo sanguíneo e presença de placas tanto no território das carótidas ( cerebral ) como de membros inferiores.

Angiotomografia ou ressonância para identificar placas no território das coronárias ( coração ), ou até mesmo um cateterismo quando a doença já é investigada numa fase de complicações.

No caso da retina ( olho ), um exame simples de fundo de olho pode mostrar o problema, já que se trata de uma artéria pequena pode ser o primeiro local a ser detectada a doença.    

2 – Porque este novo método de diagnóstico por análise de imagens do olho é tão revolucionário?

Esses pesquisadores substituíram o fator humano do exame que chamamos fundo de olho. Dessa forma o diagnóstico pode ser mais preciso pois não e dependente do examinador.

3 – Como este exame é feito na prática?

O exame de fundo de olho e feito da forma regular, mas fotos são retiradas e passadas por um software que vai fazer a leitura das mesmas, assim ha uma melhora na qualidade das imagens e uma análise computadorizada das mesmas.

4 – Que equipamentos são utilizados no exame?

Trata-se de software de computador que faz a análise das imagens geradas pelo exame de fundo de olho, um algoritmo de computador substituindo o olho do oftalmologista, com uma assertividade bem maior. 

5 – Este então é similar ao exame de mapeamento da retina,mais conhecido domo  ‘’fundo de olho’’ e que já é feito por muitos portadores de doenças crônicas,como os diabéticos por exemplo?

Sim , se trata do mesmo exame, mas  no lugar do medico oftalmologista olhando e analisando as imagens em tempo real, essas são arquivadas e analisadas por um software de leitura de imagens.

6 – A identificação da aterosclerose por este exame facilita em que o tratamento da doença?

Quanto mais cedo se detecta a doença, mais cedo pode começar a intervenção para se evitar a progressão da mesma e suas complicações. 

7 – Qual a previsão de tempo para que este exame esteja acessível para a maioria das pessoas no mundo?

Ainda e um exame preliminar, realizado com 97 pacientes, mas promissor pois se trata de algo não invasivo que pode ser facilmente reproduzido. 

8 – Identificado o problema,qual o tratamento indicado para  aterosclerose?

O tratamento da aterosclerose consiste basicamente no tratamento dos fatores de risco associados, parar o tabagismo, controle da pressão e diabetes, medicações para colesterol e antiagregante plaquetário podem ser usados no intuito de estabilizar a placa e evitar complicações, mas quando essas já estão instaladas se faz necessário tratamentos específicos para tentativa de melhora do fluxo sanguíneo local , como angioplastias, stents, ou ate cirurgias de bypass ( pontes ) para controle do risco imediato.

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da médica Cirurgiã Vascular Dra.Aline Lamaita

 

Gostou? Então leia também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/infarto-em-jovens-saiba-como-prevenir/

https://marcioatalla.com.br/nutricao/vitamina-k-nutricao-de-koracao/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/poluicao-e-avc/

3 inimigos do sono

3 inimigos do sono

Alimentação, zumbidos e até movimentos nas pernas podem afetar o sono

Dieta e saúde mental: há ligação?

Dieta e saúde mental: há ligação?

Estudo indica que má alimentação pode gerar ansiedade e depressão

Diabetes insipidus: não se confunda!

Diabetes insipidus: não se confunda!

Esta doença tem sintomas semelhantes ao diabetes mellitus


VEJA TODAS AS MATÉRIAS