Exames clínicos ajudam uma velhice sadia
E na prevenção de doenças que aumentam com o avançar da idade
Por: Equipe Marcio Atalla
Quando a terceira idade se aproxima, é importante realizar alguns exames para garantir uma velhice saudável. Longevidade com qualidade só é possível através de prevenção. O ideal é que homens e mulheres os iniciem a partir dos 60 anos. Alguns já integram a rotina de quem se submete a chek ups de rotina. Outros irão se incorporar a medida que o médico julgar necessário.
Os tradicionais testes de hemograma e colesterol revelam se há ou não risco de aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial. Como a chance de hipotireodismo aumenta com o passar dos anos, principalmente na fase da menopausa, é importante verificar o funcionamento da glândula tireoide.
A medição da pressão intraocular também se faz necessária para diagnosticar a presença de glaucoma. É uma doença silenciosa e que se não for devidamente acompanhada e tratada pode causar cegueira.
O exame de densitometria óssea dever ser feito para medir a densidade dos ossos e diagnosticar possível presença de osteoporose.
A incidência de câncer de cólon e reto também aumenta com a idade. O exame de colonoscopia identifica se existem alterações da mucosa do intestino. O tratamento dessas alterações já reduz o risco da doença.
A partir dos 50 também devem ser realizados os exames de medição de pressão arterial, ecocardiograma e eletrocardiograma. Homens devem realizar o exame de toque retal e ultrassom de próstata por via retal. E as mulheres o exame de mamografia.