Cuidado para não confundir sintomas de infarto
Atendimento de emergência deve ser buscado imediatamente
Por: Equipe Marcio Atalla
Se você sentir dor intensa no centro do peito, que se estende para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo; sençação de que irá perder os sentidos, falta de ar, suor abundante e enjoo, não espere o desconforto passar. Procure atendendimento médico com urgência. É o que aconselha a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Tais sintomas podem ser de um infarto agudo do miocárdio. E como são diferentes em homens e mulheres, é preciso ter cuidado para não serem confundidos com outros sintomas que venham a prejudicar o diagnóstico. Quanto mais rápido o infarto for identificado, maiored serão as chances de sobrevivência. Enquanto nos homens a dor no peito é mais constante e aguda, nas mulheres podem surgir como pontadas, naúseas e dificuldade de respirar e até mesmo sentir dores, mas no abdômen, o que pode causar confusão e atrasar o diagnóstico.
O infarto pode ser evitado? Claro que sim! E com cuidados simples, como por exemplo, obedecer os níveis de padrões sugeridos para o consumo de sal
recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a OMS orienta o consumo de 5g diárias. Mas, atenção, brasileiros consomem uma média de 12g diariamente. Se os níveis foram seguidos a SBC estima que haverá uma diminuição de 10% de mortes por infarto.