Açúcar na alimentação, cárie mais cedo nos dentes
Alimentos processados, feitos com muito açúcar, devem ser restringidos
Por: Equipe Marcio Atalla
Crianças estão sofrendo de cárie nos dentinhos cada vez mais cedo, devido ao excesso de açúcar na alimentação. Para reverter esse quadro, alimentos processados presentes no cardápio dos pequenos devem ser restringidos, e a escovação precisa ser estimulada desde a primeira infância.
O cuidado com a higiene bucal precisa ter início assim que despontam os primeiros dentes.
Higiene bucal vem de berço
A higiene bucal é fundamental em razão dos dentes serem os únicos tecidos estáticos do nosso corpo. Se a higiene não for feita, a sujeira se acumulará e com ela a surge placa bacteriana. Os primeiros dentinhos podem ser limpos com uma fralda molhada em água filtrada.
Muitas mães usam o peito e a mamadeira para ajudar os bebês a pegarem no sono. Tal hábito pode causar acúmulo de leite na boca dos recém-nascidos durante o sono, podendo ocasionar as chamadas cáries de mamadeira. É uma cárie aguda, que em pouco tempo pode destruir os dentes de leite no primeiro ano de vida.
Mesmo quando a criança atingir maturidade para realizar ela mesma a escovação, os pais devem continuar fazendo pelo menos uma vez ao dia até a idade de oito anos.
Açúcar vicia e aumenta a cárie infantil
O açúcar pode viciar o paladar das crianças. Se ela ingere o alimento com frequência, sente cada vez mais necessidade de quantidades cada vez maiores.
Em casa, os pais têm dificuldade de exercer um controle dos doces e as escolas não ajudam, colocando muitas balas e demais produtos industrializados e açucarados nas cantinas.
O ideal é produzir lanches saudáveis e atraentes para a criança em casa, limitando a ida à cantina, deixando doces e guloseimas para o (consumo moderado) fim de semana.
? Marcio Atalla fala sobre a compulsão por doces
Veja também
Obesidade infantil: um problema muito sério que precisa ser contornado
Alimentação na escola
Exercícios físicos ajudam desempenho escolar