5 motivos para dormir bem
Um bom sono ajuda na saúde do coração, rins e até no controle do peso
Por: Equipe Marcio Atalla
Uma noite bem dormida é fundamental para a saúde do corpo e da mente. A qualidade do sono exige cerca de 7h a 8h diárias de repouso total e quando isso não ocorre, podem surgir sintomas como:
.Irritabilidade
.Cansaço
.Falta de concentração
E pelo jeito, esse cenário deve ser mais comum do que se pensa, já que segundo pesquisas feitas por cientistas da USP e UNIFESP, cerca de 65% da população brasileira relata ter problemas parta dormir.
Quer saber como o sono adequado pode tornar seu estilo de vida mais saudável? Então siga lendo esta reportagem.
Controle do peso, rins e coração
Você se alimenta de forma equilibrada e pratica exercícios físicos para se manter sempre em forma? Pois saiba que só isso não basta. Dormir bem é fundamental para não engordar.
“O papel do sono na saúde metabólica é objeto de estudo há anos. Para muitas pessoas, a quebra do padrão normal do sono resulta invariavelmente em ganho de peso e problemas fisiológicos. Muitos pacientes que enfrentam mudanças nesse ciclo não conseguem seguir um plano alimentar, têm maior carga de estresse e impulsos alimentares”, diz a médica nutróloga Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Mas não é só isso. Um noite com sono de qualidade ajuda a manter o bom funcionamento dos rins.
“Pesquisas mostram que dormir poucas horas por noite aumenta o risco de perda da função renal. Mulheres que dormem 5 horas ou menos por noite, por exemplo, têm um aumento de 65% de chances de sofrerem rápido declínio das funções renais se comparadas àquelas que dormem 7 ou 8 horas. As evidências sugerem que os distúrbios do sono afetam o desenvolvimento da doença renal”, revela nefrologista Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira(AMIB).
A nutróloga Marcella Garzez enfatiza ainda a importância do sono para a saúde do coração.
“Um sono curto e sem qualidade pode aumentar o risco de desenvolvimento de quadros de hipertensão e arritmias cardíacas. Isso porque não há a liberação suficiente dos hormônios cortisol, adrenalina e noradrenalina, levando à complicações cardíacas”.
Leia essa também:
Saúde da pele e gravidez
E quem tem preocupação com a estética deve ficar atento: para ter uma pele mais saudável e bonita,nada como ter um sono de qualidade,como explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).
“Durante o sono ocorre um relaxamento muscular, que evita as rugas de expressão pela mímica facial durante o dia e a liberação de substâncias como o hormônio do crescimento (GH), que é responsável pelo desenvolvimento e renovação celular, inclusive das células de colágeno, que são fundamentais para a firmeza e viço da pele’’.
E a dra. acrescenta:
‘’Uma noite mal dormida, além de diminuir a produção de colágeno, pode aumentar a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, com consequente aumento de radicais livres, oxidação das células da pele e aceleração do processo de envelhecimento cutâneo”.
Além disso,dormir bem ajuda até aos casais que querem ter filhos,melhorando as chances das mulheres ficarem grávidas .
“O sono é fundamental para o bom funcionamento da hipófise, glândula presente no cérebro que é responsável pela produção de uma série de hormônios, inclusive daqueles responsáveis pela estimulação dos ovários e dos testículos. Logo, quando o período de repouso é curto ou de pouca qualidade, essa glândula não funciona da maneira como deveria, o que, consequentemente, interfere na fertilidade”, fala o dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor da Clínica Mater Prime, em São Paulo.
Veja ainda:
Preparos para dormir
Existem pessoas que apesar de dormir um sono de 7h a 8h,reclamam que mesmo assim passam o dia seguinte com cansaço e sonolência. Caso isso aconteça,significa que o sono não está sendo reparador,como deveria.
‘’É importante então investir em alguns cuidados para melhorar esse quadro, como exercitar a higiene do sono,que consiste, basicamente, em adotar uma rotina que avisará o cérebro que está na hora de dormir”, garante a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(SBCP).
A médica dá algumas dicas de alguns procedimentos para a higiene do sono:
.Tome um banho relaxante
.Faça a higiene da pele
.Escove os dentes
.Vista um pijama ou alguma roupa adequada para dormir
.Apage todas as luzes do quarto(inclusive celular,computador,TV,etc)
.Deite na cama e procure não pensar em problemas
‘’ Enquanto isso, seu cérebro gerará sinais para que o organismo passe a produzir hormônios reguladores do sono, como a melatonina e a serotonina e pare de produzir hormônios de alerta, como o cortisol’’,diz ainda a dra. Beatriz.
“Conhecida como hormônio do sono, a melatonina ajuda o cérebro a promover o início do ciclo de sono e regular o despertar’’,enfatiza a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.
E a cirurgiã vascular Aline Lamaita, complementa:
“A qualidade de sono é um dos grandes pilares da medicina do estilo de vida. Fugir desses valores é colocar a saúde em risco’’.
Agora,se seu sono continuar ruim mesmo depois desstes cuidados, pode ser que esteja acontecendo algo mais específico.Um quadro muito comum é ter o sono prejudicado por problemas respiratórios ou ronco,causados por alguma deformidade no nariz.
‘’Nesses casos, é possível realizar uma rinoplastia associada à septoplastia para corrigir essas deformidades nasais, que dificultam a respiração, prejudicam o sono e atrapalham a qualidade de vida do paciente’’, diz o cirurgião plástico Paolo Rubez,da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Brazilian Association of Plastic Surgeons(BAPS).
‘’ Mas, antes de optar por um procedimento no nariz, é importante conversar com o médico especialista para a indicação correta do melhor tratamento para o seu caso”, finaliza o dr. Paolo.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e dos profissionais de saúde:
Dr. Rodrigo Rosa/Ginecologista e Obstetra
Dra.Caroline Reigada/Nefrologista
Dra. Marcella Garcez/Nutróloga
Dra. Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular
Dra. Paola Pomerantzeff/Dermatologista
Dr.Paolo Rubez/Cirurgião Plástico
Maria Eugênia Ayres/Farmacêutica
Confira também:
https://marcioatalla.com.br/dicas/sono-de-recuperacao-nao-diminui-efeitos-de-noites-sem-dormir/