Subindo pelas paredes

A escalada esportiva indoor é um excelente exercício físico, com menos riscos do que as escaladas tradicionais...

Por: Equipe Marcio Atalla


Subindo pelas paredes

Você gosta de escaladas? Sonha em escalar uma “parede” de rocha, mas tem preocupação com o alto risco de se escalar uma montanha, principalmente se for numa área coberta de neve como o Everest? Bom, que tal então fazer “alpinismo” dentro de uma sala, em condições de segurança muito mais favoráveis?

Hoje, já existem vários ginásios e academias com paredes que reproduzem situações semelhantes às das escaladas praticadas em montanhas. Estas paredes têm sulcos e aberturas onde os “alpinistas” indoor podem colocar pés e mãos para galgar altura. Os equipamentos são semelhantes às das escaladas tradicionais, com cinto e cordas de segurança, capacetes, luvas e calçados especiais. Existem vários níveis de dificuldade e os iniciantes geralmente não passam de 3,5m nas primeiras escaladas.

A escalada indoor é um esporte que mexe com quase toda a estrutura muscular do corpo. Aumenta a resistência, trabalha pernas, braços e abdômem e ajuda a alongar o corpo. Também auxilia a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração, o raciocínio e consciência corporal.

Em princípio, é uma atividade física que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Mas como existe um certo risco, é bom sempre procurar praticar em locais onde haja instrutores qualificados para fazer o acompanhamento, usar os equipamentos necessários, respeitar as normas de segurança e também os limites do próprio corpo.

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS