Que tal praticar capoeira dentro da piscina?

Nova modalidade, denominada hidrocapoeira, tem feito à cabeça dos esportistas

Por: Equipe Marcio Atalla


Que tal praticar capoeira dentro da piscina?

Depois da ginástica propriamente dita e do Pilates, chegou à vez da capoeira ser praticada na água. A nova modalidade da arte macial, realizada dentro da piscina de hidroginástica, tem feito atraído esportistas. A hidrocapoeira pode ser praticada por qualquer pessoa, inclusive por quem está na terceira idade e por quem tem dificuldade de realizar os movimentos em solo.

Dentro da água, os movimentos da luta são desenvolvidos com o objetivo de vencer a resistência com equilíbrio, que é conseguido de maneira muito mais fácil. Sem falar que a água ajuda a diminuir os impactos nas articulações, provocados pelos exercícios, sem causar dores musculares. Nada que chegue a atrapalhar as características da atividade, que mistura arte macial, esporte, dança, cultura popular e música.

Os benefícios são inúmeros, como o auxilio da eliminação da gordura corporal, fortalecimento muscular e a melhora da qualidade do sono, da condição cardiorrespiratória e do humor. O gasto energético e calórico da capoeira na água é maior, devido ao fato do praticante ter que vencer a resistência da água, que é 900 vezes maior que a resistência do ar.

A modalidade n´água pode ser praticada por qualquer pessoa, inclusive por quem está na terceira idade, cuja dificuldade de realizar os movimentos em solo é muito maior. A hidrocapoeira trabalha movimentos circulares, exigindo muito das fibras musculares e executando um complexo padrão neurológico sem que o praticante se dê conta, devido a forma lúdica como a atividade é praticada.

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres

A postura certa na corrida

A postura certa na corrida

Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!


VEJA TODAS AS MATÉRIAS