O coração da perna!
Malhar a panturrilha melhora a circulação
Por: Equipe Marcio Atalla
O coração é um dos mais importantes e vitais órgãos do corpo humano. Sua principal função é bombear o sangue para que este passe pelos vasos e artérias e irrigue todos os tecidos.
Mas você sabia que os membros inferiores também tem o seu próprio ‘’coração’’? Pois é, a panturrilha, ou ‘’batata da perna’’ como é popularmente conhecida, também tem uma importância gigantesca no bom funcionamento do sistema circulatório. Para saber o porquê da panturrilha ser considerada ‘’o coração da perna’’,siga lendo esta matéria.
A panturrilha e a circulação
Mas por qual razão a batata da perna tem essa importância tão grande? Quem nos explica é a cirurgiã vascular Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):
“Enquanto o coração é o grande protagonista do sistema arterial, a musculatura da panturrilha é o principal responsável pelo retorno efetivo do sangue para o pulmão. Por isso dizemos que a panturrilha é o coração das pernas’’.
E acrescenta:
‘’Qualquer situação onde a panturrilha não funcione adequadamente vai piorar a circulação, diminuindo a velocidade do sangue dentro das veias’’. E se essa musculatura ficar muito tempo sem movimento,pode haver retenção de líquido,gerando vários problemas nas pernas,tais como:
.Inchaços
.Cansaço
.Sensação de peso
.Varizes
.Trombose venosa
O sedentarismo e a obesidade são outros fatores que podem prejudicar este trabalho de bombeamento do sangue,levando ao aparecimento de doença varicosa. Por isso, é fundamental manter uma rotina de atividade física.
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/panturrilha-fortes/
Exercícios para as panturrilhas
A prática de exercício físico fortalece os músculos da região da batata da perna e é extremamente benéfica para a circulação.
‘’Controlando o peso e praticando atividade física diminuímos muito a evolução natural dos problemas”, diz dra. Aline.
E prossegue:
‘’Os exercícios de resistência são os ideais para ganho de massa muscular, que é um grande objetivo para melhora da circulação. E quando falamos em circulação, sem sombra de dúvidas, a panturrilha é a grande protagonista. Os exercícios com caneleiras ou uso de peso ajudam nesse estímulo para ganho de massa, mas os exercícios funcionais com uso do próprio peso do corpo ou equipamentos de musculação, como legpress, podem ser grandes aliados’’.
Apesar de benéfica, a musculação deve ser sempre realizada de forma correta e com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, para evitar possíveis complicações, como o agravamento das varizes. E para manter as panturrilhas saudáveis, a cirurgiã vascular recomenda ainda as caminhadas:
‘’A contração da musculatura em caminhadas aumenta a velocidade do fluxo do sangue nas veias, melhorando o retorno do sangue ao coração. Uma dica valiosa é participar de caminhada com amigos, para melhorar a circulação nas pernas e promover o crescimento de novos vasos sanguíneos’’.
E a médica lembra ainda os benefícios da natação e hidroginástica:
‘’Todos os exercícios dentro d’água, além de trabalharem a musculatura da perna, funcionam como excelentes exercícios aeróbicos e contam com a pressão hidrostática da água, que funciona como uma drenagem linfática durante o exercício, ativando a circulação’’.
Confira essa :
Se realizada da forma correta, musculação é um dos melhores exercícios para a circulação
Meias de compressão e varizes
Mas e se a pessoa já tem varizes?Deve deixar de exercitar a panturrilha? A resposta é não, mas alguns cuidados podem ser tomados para aliviar os sintomas causados por problemas de circulação,como o uso de meias de compressão.
“As meias de compressão podem ser usadas durante o exercício com o intuito de proteger a musculatura diminuindo a vibração muscular. Também estimulam a circulação da perna e são ótimas para quem pratica atividades físicas regularmente, pois ajudam a diminuir a concentração dos ácidos lático e pirúvico no músculo, responsáveis por causar a dor muscular. Para quem tem problemas circulatórios como varizes pode ser uma grande aliada no quesito conforto durante a atividade. Dessa forma, seu treino renderá mais e você sentirá menos dor no dia seguinte”, diz a dra. Aline Lamaita.
E acrescenta:
‘’Outra função da meia é o uso após a atividade física extenuante, pois ela ajuda na recuperação, sendo utilizada por atletas depois de provas de alta performance’’.
O modelo das meias de compressão é padronizado?
‘’As meias são de leve (15-23 mmHg) ou média compressão (20-30 mmHg). Em geral, a meia de leve compressão pode ser usada por qualquer um.Já as meias de média compressão são excelentes para portadores de varizes ou para quem faz um treino um pouco mais puxado, dando, de maneira geral, mais conforto que a meia de leve compressão’’,complementa a médica.
E se você já enfrenta algum problema de circulação nas pernas e acha que isso é uma desculpa para não se exercitar,pois teme sentir cansaço e peso nas pernas pós-treino,fique atento a esta dica final da dra. Aline:
“Tanto uma boa circulação melhora o rendimento esportivo quanto um bom rendimento esportivo melhora a circulação. E quanto mais você se exercita, melhor será seu condicionamento vascular, melhorando tanto a função venosa quanto a função arterial, da mesma forma que menor será a sensação de peso e cansaço’’.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e da Dra. Aline Lamaita/Cirurgiã Vascular
Gostou? Então curta essas também: