Mude o ritmo da caminhada e emagreça

Pesquisa afirma que alterar ritmo de exercício eleva gasto calórico

Por: Equipe Marcio Atalla


Mude o ritmo da caminhada e emagreça

A caminhada, que é considerado um dos mais eficientes exercícios, pode ser turbinada se alterarmos o ritmo das passadas quando a realizamos. A mudança na velocidade durante a atividade ajuda no processo de emagrecimento. A descoberta foi realizada por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

A variação da velocidade, segundo observaram os pesquisadores, aumenta em 20% o gasto calórico, enquanto que interromper e retomar o exercício promove um aumento de 8% na queima calórica.

Os resultados foram obtidos após testes com voluntários em laboratório, que realizaram caminhadas em esteiras ergométricas, tendo seus custos metabólicos monitorados, enquanto mudavam o ritmo de suas passadas, andavam perto do apoio na frente ou na parte de trás da esteira. Quando ocorria a mudança de ritmo, o custo metabólico, ou gasto calórico, se mostrava maior do que apenas caminhar em um ritmo constante. A mudança de velocidade leva o corpo a gastar mais energia, levando a um gasto calórico também maior.

A caminhada alternada pode ser praticada na esteira ou na rua. A atividade também ajuda a estabilizar a pressão arterial, a diminuir o colesterol, a melhorar a circulação do sangue, fortalecer os músculos do corpo e a aprimorar a postura corporal, ajudando a diminuir a ansiedade e o estresse.

5 erros dos corredores

5 erros dos corredores

Evite os erros mais comuns de quem pratica corrida

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica


VEJA TODAS AS MATÉRIAS