Levantamento aponta que 45,9% da população brasileira ainda é sedentária
As mulheres figuram como maioria. Falta de tempo é a justificativa
Por: Equipe Marcio Atalla
Uma sondagem sobre esportes e atividades físicas – a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (DIESPORTE), realizada pelo Ministério do Esporte com apoio do Sesc mostrou que que 45,9% da população brasileira é considerada sedentária. Para a Organização Mundial da Saúde, o indivíduo ativo regular é aquele que pratica alguma atividade física, ao menos três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Já o sedentário é aquele que não faz atividade física ou esporte. Desdobrando os números de acordo com o gênero, há um contingente maior de sedentários entre as mulheres (50,4% dos entrevistados) do que entre homens (41,2%).
Os sedentários são menos numerosos entre os mais jovens. Com o passar dos anos, o número aumenta significativamente: sedentários entre 15 e 16 anos totalizam 32% enquanto que entre 54 e 74 anos a incidência é de 64%. A falta de tempo por motivos de estudo, trabalho ou família foi apontada por 69,8% dos brasileiros como a razão pela qual abandonaram a prática de esportes ou de atividades físicas.
Com relação aos indivíduos ativos, a pesquisa aponta que 25,6% são praticantes de esporte, enquanto 28,5% são adeptos da atividade física regular. Analisados por gênero este grupo, 35,9% dos homens praticam esportes, enquanto que 34% preferem atividades físicas. Dentre os primeiros esportes praticados pelos brasileiros, segundo a pesquisa, como esperado, o futebol é o preferido por 59,8% dos brasileiros, seguido do vôlei com 9,7%, natação 4,9% e o futsal com 3,3%.
A tabulação da pesquisa feita por regiões do país indica que Sudeste é a região que concentra o maior número de sedentários, com 54,4%. Em seguida vem a região Centro-Oeste com 45,1%, Nordeste com 38,5%, Sul com 39,3% e por fim a região Norte, com 37,4%.