Esportes deixam crianças e pré-adolescentes mais disciplinados
Atividade ajuda a estimular sentimentos de comprometimento e respeito
Por: Equipe Marcio Atalla
Mães que desejam que suas crianças e pré-adolescentes tenham mais disciplina e mais atenção em sala de aula devem incentivar a prática de esportes como atividade extracurricular. É o que indica uma nova pesquisa da Universidade de Montreal, realizada em parceria com o Hospital Infantil CHU Sainte Justine, ambas instituições canadenses.
O que levaria a esse resultado é o sentimento de comprometimento que o esporte ajuda a estimular, o que estimula crianças e adolescentes a compreenderem melhor a necessidade de se respeitar regras e cumprir responsabilidades.
Esse estudo foi baseado em uma análise de dados feita pelo Estudo Longitudinal de Desenvolvimento Infantil de Quebec, em que participaram 2 694 crianças nascidas na cidade entre 1997 e 1998. Foram observadas questões sobre a participação de crianças em atividades extracurriculares. E se essas atividades provocariam autodisciplina, principalmente em esportes.
Foi constatado que crianças que realizavam atividades atléticas neste período tinham mais propensão a participar de esportes aos dez anos de idade, possuindo também comportamento disciplinado, prestando mais atenção nas matérias em sala de aula.
A prática de esportes na infância e pré-adolescência também ajuda no processo de socialização, a aprender, cuidar e respeitar mais o corpo. O contato com o esporte deve ser realizado de forma prazerosa e divertida.