Estudo mostra que perder peso ajuda a combater a artrose
Sente dor no joelho ao praticar exercícios? Ou simplesmente ao levantar da cama ou do sofá ou ainda ao caminhar? Pois é, você pode estar sendo vítima da artrose.
A artrose, também conhecida como osteoartrite, é um processo de desgaste da cartilagem de alguma articulação do corpo, gerando uma inflamação pelo atrito de um osso com o outro.
É uma doença que afeta muito os joelhos e tem como alguns dos sintomas:
.Dor crônica
.Dificuldade em se movimentar
.Inchaço no local
.Aumento da sensibilidade na articulação
.Perda de flexibilidade
.Rigidez
.Dormência ou formigamento
.Limitação de movimentos
.Fraqueza muscular
.Estalos na articulação
E uma pesquisa científica revelou que uma das principais causas da artrose nos joelhos é estar acima do peso.
Quer saber mais? Siga lendo este texto!
A pesquisa foi veiculada na conceituada revista científica Arthritis & Rheumatology (( https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/art.42307)) e mostrou que alterações no Índice de Massa Corporal (IMC) estão associadas a uma piora nos quadros de artrose.
“Nesse estudo que avaliou mais de 6.000 joelhos, cada redução de 1 unidade no IMC foi associada a uma redução de 4,76% nas chances de incidência e progressão dos defeitos estruturais gerais de osteoartrite do joelho’’, explica o médico Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva e integrante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado que os casos de obesidade triplicaram no mundo inteiro desde 1975. No Brasil, esta doença crônica afeta quase 1/4 da população. Já o sobrepeso ataca quase 6 em cada 10 brasileiros.
“Isso significa predizer que teremos uma epidemia ainda maior de artrose nos joelhos. A artrose é a maior causa de dor musculoesquelética e limitação funcional na população idosa’’, acrescenta o médico.
Veja também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/7-mitos-e-verdades-sobre-a-artrose/
O excesso de peso corporal é algo já catalogado na medicina como um fator de risco para o aparecimento e também para o avanço da artrose no joelho, chegando até o ponto de comprometer totalmente o funcionamento das articulações.
“Pessoas com sobrepeso ou obesidade, e potencialmente também aquelas com peso normal, podem se beneficiar de uma diminuição no IMC para prevenir ou retardar os defeitos estruturais na osteoartrite do joelho”, explica o médico.
Ainda segundo o dr. Marcos, além da artrose, o joelho de alguém muito acima do peso também tem o risco de ser afetado por uma condição chamada condromalácia, que é um problema que afeta bastante os joelhos dos obesos, inclusive dos mais jovens.
“Nesse caso, a sobrecarga gera inflamação na cartilagem, que fica mole com o tempo. Caso o diagnóstico demore a ser feito, o joelho pode ficar inoperável, piorando suas condições gradativamente’’, diz o ortopedista.
Existem ainda outras lesões geradas por excesso de carga, que são:
.Lesão da cartilagem
.Lesão meniscal degenerativa
“Em ambos os casos, podemos ter quadros graves, ainda mais em pacientes em que a obesidade intensificou problemas no joelho já existentes”, aponta o especialista.
Leia ainda:
A realidade é que com o processo de envelhecimento, é comum a pessoa começar a sentir algum tipo de dor nos joelhos, principalmente por causa da artrose.
Mas o problema é agravado para quem está com sobrepeso e ainda leva uma vida sedentária. Nestes casos, as dores nas articulações dos joelhos costumam começar mais cedo e são muito mais intensas.
‘’O aumento de peso causa uma sobrecarga sobre as articulações com um trauma repetitivo excessivo da cartilagem e sua degeneração. Dessa forma, uma recomendação importante é a perda de peso, de preferência acompanhada de algum exercício, já que as articulações foram feitas para o movimento”, diz o médico ortopedista.
Entre as recomendações para se prevenir e enfrentar o problema estão:
.Buscar orientação de um nutricionista para orientar a dieta
.Atividade física, para perder peso e fortalecer a musculatura
E o dr.Marcos finaliza com uma dica importante:
‘’Ao sentir dor no joelho, o melhor a fazer é procurar um ortopedista com essa especialidade. O diagnóstico correto e o programa de tratamento indicado pelo especialista podem frear a progressão da artrose”.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico:Dr Marcos Cortelazo/Ortopedista
Confira essas também:
https://marcioatalla.com.br/atividade-fisica/dor-no-joelho-treinar-ou-nao-treinar/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/pilates-ajuda-a-manter-a-saude-das-articulacoes/
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/emagrecer-perder-peso-entenda-as-diferencas/
O mau funcionamento intestinal pode gerar as temidas varizes
As emoções podem influenciar nas escolhas dos alimentos nas refeições
Aprenda dicas para evitar lesões e ter mais ganhos com os exercícios
Estudo mostra que 62% dos pais não sabem lidar com filhos adolescentes
Os princípios desta dieta podem melhorar o prato dos brasileiros