Cada vez mais crianças adotam a corrida como esporte

Mas qual a idade mínima para começar a correr sem prejudicar o desenvolvimento

Por: Equipe Marcio Atalla


Cada vez mais crianças adotam a corrida como esporte

A corrida tem ganhado mais adeptos a cada dia. E as crianças, apesar de não pertencer à faixa etária mais comum entre os que praticam esse esporte, têm se interessado pela modalidade. No caso delas, o esporte ajuda a combater o sedentarismo e a obesidade infantil, que vem apresentando índices alarmantes entre elas.

Em entrevista ao portal Webrun, o educador físico e diretor científico do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Nathan Silva, explica que após começar a andar, as crianças naturalmente logo aprendem a correr e não há problema nisso, segundo Silva. “Sabe-se que níveis adequados de atividade física proporcionam efeitos positivos sobre o crescimento das crianças, quando levados de forma recreativa”.

Na entrevista, o especialista também destacou que, ao correr, não se deve ultrapassar longas distâncias. O exagero pode atrapalhar o crescimento infantil. “O excesso de treino pode causar micro traumatismos nos tecidos dos membros inferiores e superiores. A faixa etária ideal para começar a correr é a partir de 15 anos.

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS