Cada vez mais cresce a busca por musculação nas academias

A atividade, além de modelar os músculos, traz inúmeros benefícios à saúde

Por: Equipe Marcio Atalla


Cada vez mais cresce a busca por musculação nas academias

Musculação continua a ser uma das modalidades mais procuradas nas academias. Aliás, o número de praticantes cresce a cada ano. Mas não só pela faculdade de construir e modelar músculos, mas uma maneira bem saudável de manter a forma. Muitos desconhecem, mas a musculação traz inúmeros benefícios ao organismo, principalmente quando os exercícios são associados a uma alimentação saudável.

Musculação ajuda a emagrecer, previne lesões ósseas e musculares e ainda pode ajudar a prevenir uma série de doenças como osteoporose, hipertensão, diabetes e artrose. A musculação estimula a produção de células ósseas ao colaborar com a fixação de cálcio e promover o aumento da densidade óssea, prevenindo a osteoporose. A atividade diminui a pressão arterial em repouso auxiliando a controlar a hipertensão. E promove maior estabilidade das articulações e menos desgaste entre os ossos. O exercício também acelera o metabolismo, fazendo o organismo trabalhar melhor, principalmente o coração e o pulmão.

Gestantes e idosos também podem se beneficiar com a modalidade, desde que exista um acompanhamento de profissional qualificado. Gestantes devem realizar exercícios mais leves, que melhorarão a circulação sanguínea e linfática e reduzindo o inchaço nas pernas que são normais nesse período. E o reforço que proporciona nas articulações e na região lombar ajudam a reduzir as dores nessa região.

Já nos idosos a musculação ajuda a combater a perda de massa muscular, a fortalecer os músculos e também e a melhorar o processo de circulação sanguínea e linfática.

Alerta para a coluna

Alerta para a coluna

Erros na realização de exercícios físicos podem afetar a coluna

Sarcopenia: não perca sua força!

Sarcopenia: não perca sua força!

A perda de massa muscular é um dos desafios do envelhecimento

Sem medo do exercício

Sem medo do exercício

Estudo mostra que pessoas com artrose devem praticar atividade física


VEJA TODAS AS MATÉRIAS