Ao sentir-se nervoso, evite fazer esporte

Estudo relata casos de aumento no risco de infarto

Por: Equipe Marcio Atalla


Ao sentir-se nervoso, evite fazer esporte

Uma pesquisa coordenada pela Universidade de McMaster no Canadá e publicada na revista Circulation da American Heart Association revelou que o estresse físico aliado a colapso nervoso aumenta o risco de sofrimento cardíaco.

O estudo contou com mais de 12 mil pacientes, com idade médica de 58 anos, de 52 países diferentes do mundo e que já tinham sido acometidos por um ataque do coração. A eles fora perguntado que tipo de estresse haviam tido no dia anterior ao ataque cardíaco que sofreram. Os pesquisadores descobriram uma ligação entre estados emocionais e desporto. 14% dos voluntários tinham tido um ataque cardíaco durante a atividade física, outros 14% lembram-se de terem estado nervosos, com raiva ou estressados.

Os benefícios de se exercitar já foram listados incontáveis vezes e ninguém duvida dos seus efeitos na saúde física, mental e emocional. No entanto, de acordo com o estudo, praticar atividade de esforço depois de vivenciar um forte estresse, pode triplicar o risco de sofrer um ataque cardíaco. Nesse caso, espere se acalmar, se ofereça um tempo, pare, respire e quando estiver mais relaxado volte a treinar.

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres

A postura certa na corrida

A postura certa na corrida

Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!


VEJA TODAS AS MATÉRIAS