Ao sentir-se nervoso, evite fazer esporte

Estudo relata casos de aumento no risco de infarto

Por: Equipe Marcio Atalla


Ao sentir-se nervoso, evite fazer esporte

Uma pesquisa coordenada pela Universidade de McMaster no Canadá e publicada na revista Circulation da American Heart Association revelou que o estresse físico aliado a colapso nervoso aumenta o risco de sofrimento cardíaco.

O estudo contou com mais de 12 mil pacientes, com idade médica de 58 anos, de 52 países diferentes do mundo e que já tinham sido acometidos por um ataque do coração. A eles fora perguntado que tipo de estresse haviam tido no dia anterior ao ataque cardíaco que sofreram. Os pesquisadores descobriram uma ligação entre estados emocionais e desporto. 14% dos voluntários tinham tido um ataque cardíaco durante a atividade física, outros 14% lembram-se de terem estado nervosos, com raiva ou estressados.

Os benefícios de se exercitar já foram listados incontáveis vezes e ninguém duvida dos seus efeitos na saúde física, mental e emocional. No entanto, de acordo com o estudo, praticar atividade de esforço depois de vivenciar um forte estresse, pode triplicar o risco de sofrer um ataque cardíaco. Nesse caso, espere se acalmar, se ofereça um tempo, pare, respire e quando estiver mais relaxado volte a treinar.

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS