Alongamento antes e depois da atividade física não deve ser esquecido

Benefícios incluem prevenção de lesões e aumento da flexibilidade

Por: Equipe Marcio Atalla


Alongamento antes e depois da atividade física não deve ser esquecido

Uma regra que todo mundo sabe, mas sempre esquece, é a prática de alongamento antes da atividade física. Quem esquece não sabe os benefícios que está perdendo.

Alongar os músculos é bom antes e depois de qualquer exercício. Previne lesões, aumenta a flexibilidade e o melhor de tudo, relaxa!

Não existe idade para começar a alongar os músculos, mas quando entramos na terceira idade, se temos o hábito de praticar alongamento; a circulação sanguínea, a mobilidade das articulações e o equilibrio corporal serão beneficiados.

A prática é recomendada pelo Portal do Ministério da Saúde. A publicação até cita um estudo publicado na Revista "Corpus et Scientia", que garante que alongar os músculos melhora a sensação bem estar emocional, a estética, o condicionamento e nos deixa menos propenso a dores físicas.

Nossos músculos têm tendência a encurtar se ficamos muito tempo parados. Já, se fazemos uma atividade desgastante, eles tendem a enrijecer. O alongamento leva os músculos de volta ao tamanho natural e os relacha depois do desgaste.

Inclusive, não precisa necessariamente ser praticado em função de uma atividade física. É muito bem vindo depois do período do sono, quando levantamos pela manhã; no intervalo do trabalho ou quando sentimos alguma tensão muscular.

Importante buscar o relaxamento nesse momento, manter o controle da respiração e realizar os movimentos lentamente. O Ideal, no início, é contar com orientação profissional, mas com a prática, a o alongamento pode ser realizado individualmente.

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica

Treino anticâncer

Treino anticâncer

A musculação pode aumentar as chances dos pacientes com câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS