7 fatores que podem causar celulite!
Aprenda a mudar seus hábitos e evitar este problema
Por: Equipe Marcio Atalla
A famigerada celulite é um grande ‘’terror’’ para as mulheres, embora os homens também possam ser vítimas.
Mas o que é a celulite?A celulite nada mais é do que uma inflamação do tecido celular da pele, em áreas como coxas,nádegas e até nos braços. Geralmente é provocada por acúmulo de gordura, toxinas e água nestas regiões.
O aparecimento deste mal pode ter influência genética, mas também é causado por outros motivos,como maus hábitos de vida.
Para saber quais são e como evitar, continue lendo esta reportagem!
Leia também:
https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/botando-a-celulite-pra-fora/
Aumento de peso e dieta
O excesso de peso é um dos principais fatores que podem causar o aparecimento da celulite nas mulheres na região dos quadris e coxas.
“A gordura comprime as veias e os canais linfáticos, o que causa um inchaço no local. Então, a região, com pouca circulação, agrava mais ainda a celulite. A partir daí, surge um círculo vicioso que, se não for tratado corretamente, pode permanecer para sempre”, explica o médico dermatologista e professor, Abdo Salomão Jr., Doutor em Dermatologia pela USP , sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD).
Mas atenção: mulher magra também pode ter celulite, como diz a médica Cláudia Merlo,especialista em cosmetologia:
“Ao ver uma mulher magra, não estamos realizando uma avaliação de composição corporal, sendo assim, ela pode ter alto percentual de gordura e consequentemente ,celulite. Não sabemos dos hábitos de vida dessa mulher magra e, além disso, do consumo de alimentos inflamatórios que ela ingere’’.
Esse é outro ponto que gera o surgimento da celulite, a chamada dieta inflamatória,composta por alimentos ultraprocessados e refrigerantes.
“O açúcar em excesso aumenta a gordura localizada e o sódio aumenta a retenção de líquidos, piorando a circulação local. Não apenas os refrigerantes, como todos os alimentos com alto teor de açúcar e gordura podem agravar as celulites, pois aumentam as células de gordura”, ensina a dermatologista Paola Pomerantzeff, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
O sal é outro ‘’vilão’’ da celulite, como revela a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
“Para a celulite, além do excesso de açúcar, o de sal também é extremamente maléfico, na medida em que o sódio piora a retenção de líquidos. Deve-se fazer uma dieta hipossódica, ou seja, com pouco sal. Além disso, é indicado evitar alimentos ultraprocessados, frituras de imersão, massas, fast-foods e sucos de caixinha’’.
Já os alimentos ‘’inimigos ‘’ da celulite e que devem ser consumidos são:
.Verduras
.Legumes
.Sementes
.Mamão
.Probióticos
.Café
,Chá
,Gengibre
.Pimenta
Sedentarismo e pouca hidratação
Outra dica para quem quer evitar este problema: celulite combina com sedentarismo.É preciso praticar alguma forma de atividade física!
‘’O sedentarismo é perigoso, porque atrapalha a circulação, favorece o acúmulo de gordura e piora a celulite. Então,tem que frequentar uma academia, tem que fazer exercícios físicos, principalmente os aeróbicos que vão consumir bastante energia e manter uma capacidade aeróbica correta para que a pessoa tenha uma vida saudável. Não adianta comer pouco se não faz exercício, senão o organismo acaba não fazendo músculo, o que deixa o corpo flácido e com mais propensão à celulite”, diz o médico Abdo Salomão Jr.
Já a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(SBCP),afirma:
“A hipertrofia dos músculos aumenta o volume de toda a região e melhora muito a flacidez glútea. O músculo mais ativo melhora a circulação sanguínea de todos os tecidos ao redor e pode melhorar a celulite como consequência”.
E a cirurgiã vascular Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular(SBACV),complementa:
“O retorno venoso, e também o linfático, fica extremamente ativo e funcional durante a atividade física. O efeito direto é a diminuição do inchaço das pernas, deixando-as mais descansadas, além de melhorar aquele aspecto de casca de laranja da celulite”.
Outra questão fundamental: não se esqueça de beber água!
“A ingestão de água ajuda o organismo a eliminar as toxinas do organismo, ocasionando uma melhora na pele. O ideal é ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia”, diz a dermatologista Paola Pomerantzef.
Confira ainda:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/celulite-agua-nela/
Vícios, sono e roupas
E se você é fumante,saiba que o fumo potencializa este problema.
“As substâncias tóxicas do cigarro acometem diversas funções do organismo, piorando a oxigenação e microcirculação da pele, o que diminui a produção de colágeno e promove o acúmulo de gordura localizada”, diz a dra. Paola.
Já se você gosta de exagerar nos drinks,a médica Cláudia Merlo lembra ainda que as bebidas alcoólicas também são ‘’aliadas’’ da celulite:
“O álcool piora a celulite por ser uma substância inflamatória e de alta concentração de calorias, que consequentemente contribui com o ganho de peso e obesidade”.
E a qualidade do sono também é importante para evitar a celulite:
“Não dormir bem dificulta a produção hormonal, atrapalha a circulação e piora o quadro de celulite”, diz o dr. Abdo.
“O sono é um potente detox. Durante o sono produzimos várias substâncias consideradas antioxidantes, como hormônio de crescimento e melatonina e diminuímos a produção de radicais livres’’ emenda a dra. Beatriz.
Mas você sabia que até o vestuário pode ter alguma ligação com este mal?
A médica dermatologista Paola diz que roupas apertadas não causam, mas podem agravar a celulite já existente:
“Roupa apertada piora a circulação linfática e sanguínea Isso causa retenção de líquidos e piora a microcirculação local. Se você está tentando se livrar das celulites, dê preferência para roupas mais confortáveis”.
Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e dos médicos:
Dr. Abdo Salomão Jr./ Dermatologista
Dra. Paola Pomerantzeff /Dermatologista
Dra. Beatriz Lassance/ Cirurgiã Plástica
Dra. Marcellla Garcez/ Nutróloga
Dra. Aline Lamaita/ Cirurgiã Vascular
Dra.Cláudia Merlo / Médica
Gostou?Então não deixe de ver também:
https://marcioatalla.com.br/nutricao/veias-e-arterias-saudaveis/