Não esquente a cabeça!

O calor pode piorar a enxaqueca

Por: Equipe Marcio Atalla


Não esquente a cabeça!

O clima quente é uma das características de um país tropical como o Brasil, onde o verão é a estação mais esperada. É a época em que muita gente tira férias, viaja e busca o lazer nas praias, cachoeiras e piscinas. E na verdade, este calor também acompanha os brasileiros, em outras estações, dependendo da região do país, pois também ocorrem dias bem quentes na primavera, outono e até mesmo no inverno.

Só que este calor tão comemorado e que leva alegria para muita gente, também pode se tornar um grande desconforto para aqueles que sofrem de um problema muito comum: a enxaqueca.

Para saber mais sobre como as altas temperaturas influenciam na enxaqueca, não deixe de ler essa matéria até o fim.

O que é a enxaqueca?

A chamada enxaqueca é um dos principais tipos de dor de cabeça primária. Ela apresenta algumas características específicas que são levadas em conta para seu diagnóstico, sendo os principais:

.Sensação da cabeça latejando

.Sensibilidade à luz

.Sensibilidade ao barulho

.Náuseas

.Vômitos

‘’A enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça (cefaléia) mais comuns , sendo por isto muitas vezes utilizada como sinônimo de dores de cabeça em geral. Existem dezenas de tipos de dor de cabeça que precisam ser diferenciadas por um neurologista para indicação do melhor tratamento’’, afirma o cirurgião plástico Paolo Rubez, da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA.

E ele dá ainda uma importante informação sobre as crises de enxaqueca entre homens e mulheres:

‘’A enxaqueca é 3 vezes mais frequente em mulheres, sendo que até 20% delas sofrem da doença, enquanto que em torno de 6% a 8% dos homens também tem o diagnóstico’’.

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/dor-de-cabeca-cefaleia-e-enxaqueca/

 

Calor e enxaqueca

A enxaqueca é uma forma de dor de cabeça que, segundo dados médicos, atinge mais de 30 milhões de brasileiros. E este problema piora muito nas estações mais quentes do ano.

Alguns dos fatores que podem agravar este problema, são:

.Muita exposição ao sol

.Desidratação

.Excesso de claridade

‘’O aumento da temperatura pode estar associada à vasodilatação, aumento do calibre dos vasos sanguíneos e aumentos da pressão arterial que por sua vez podem desencadear as crises’’, diz o dr. Paolo.

E ele prossegue:

‘’ Existem diversos gatilhos, que variam de pessoa para pessoa, que podem desencadear as crises. Por exemplo alguns alimentos como bebidas alcóolicas e derivados do leite , atividade física, exposição ao sol, e mesmo aumentos de temperatura’’.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/5-pontos-para-entender-diferenciar-e-tratar-a-enxaqueca-e-uma-dor-de-cabeca-momentanea/

 

Prevenção e cirurgia da enxaqueca

Para tentar impedir  o agravamento das dores provocadas pela enxaqueca, é importante seguir algumas dicas nos dias mais quentes:

.Beber bastante água

.Evitar exposição excessiva ao sol

.Não praticar atividade física sob sol forte

.Não consumir bebidas alcoólicas

.Parar de fumar

.Não usar drogas

 

Uma outra alternativa é a chamada Cirurgia da Enxaqueca, como explica o médico Paolo Rubez:

‘’ A cirurgia para enxaqueca passou a ser estudada e realizada no ano de 2000 pelo cirurgião plástico Dr. Bahman Guyuron, em Cleveland nos EUA. Após mais de 20 anos, existem dezenas de artigos científicos publicados nas principais revistas da especialidade que embasam e comprovam sua eficácia. Hoje ela é realizada nas principais universidades americanas, como Harvard e por um número crescente de cirurgiões plásticos ao redor do mundo’’.

E quando esta cirurgia é indicada?

‘’ A cirurgia é indicada sobretudo para pacientes com enxaqueca crônica e para os refratários aos tratamentos clínicos. Ou ainda para os pacientes que têm muitos efeitos colaterais das medicações e não conseguem manter seu uso regular’,afirma o dr.Paolo.

O cirurgião plástico diz ainda que esta cirurgia é pouco invasiva e tem como objetivo descomprimir e liberar os ramos dos nervos trigêmeo e occipital envolvidos nos pontos de dor

‘’ “Os ramos periféricos destes nervos, responsáveis pela sensibilidade da face, pescoço e couro cabeludo, podem sofrer compressões das estruturas ao seu redor, como músculos, vasos, ossos e tecidos. Esse cenário gera a liberação de neurotoxinas que desencadeiam uma cascata de eventos responsável pela inflamação dos nervos e membranas ao redor do cérebro, que irão causar os sintomas de dor intensa’’, explica.

E é uma cirurgia que oferece algum risco?

‘’É uma cirurgia extremamente segura. Existem 7 tipos diferentes de cirurgia para enxaqueca, a depender de quais os nervos envolvidos nos quadros de dor. Todas elas são cirurgias pouco invasivas, ou seja, são superficiais entre a pele e o osso, sem invadir o crânio. Portanto, não apresenta riscos de sequelas neurológicas graves como deficiências motoras ou mentais. Alguns dos tipos podem inclusive ser feitas sob anestesia local na clínica, sendo que o paciente retoma suas atividades no mesmo dia’’, esclarece.

Mas  ele faz a ressalva de que o diagnóstico para a operação deve ser feito por um especialista:

“A cirurgia para enxaqueca pode ser indicada para qualquer paciente que tenha diagnóstico de enxaqueca feito por um neurologista e tenha também condições de saúde para se submeter ao procedimento’’, conclui o médico.

 

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico Paolo Rubez/Cirurgião Plástico

Gostou? Então confira também:

 

https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/dor-de-cabeca-forte/

https://marcioatalla.com.br/dicas/dor-de-cabeca-pode-ser-tratada-no-dentista/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/9-em-cada-10-brasileiros-se-automedicam-quando-estao-com-dor/

Caia no sono!

Caia no sono!

A falta de sono pode prejudicar a saúde física e emocional

Mitos e verdades sobre o TDAH

Mitos e verdades sobre o TDAH

Aprenda a lidar com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

5 causas da queda de cabelo

5 causas da queda de cabelo

Hormônios, estresse e até dietas podem causar perda de cabelo


VEJA TODAS AS MATÉRIAS