Saiba como envelhecer mas mantendo o cérebro jovem

Para saber como manter a jovialidade do cérebro, veja aqui.

Por: Equipe Marcio Atalla


Saiba como envelhecer mas mantendo o cérebro jovem

O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso central. E a  definição de cérebro consiste  exatamente nisso: um orgão do sistema nervoso central composto por células neuronais e células gliais, as chamadas  células de sustentação.A principal função do cérebro é manter a atividade neuronal sináptica, ou seja, ser ‘’a nossa mente’’, nossa forma de comunicação com o meio.

E como todo órgão do corpo humano,  é composto por células com funções específicas e estas células envelhecem.

Para saber como manter a jovialidade do cérebro,siga lendo esta reportagem.

Quais os sintomas do envelhecimento do cérebro?

O medo de perder a capacidade cognitiva cerebral,é um dos que mais apavora homens e mulheres  que vão avançando cada vez mais na maturidade,ainda mais com o aumento da expectativa de vida neste século XXI.

Mas como perceber que nosso cérebro está envelhecendo? Quem nos responde é um especialista no tema,o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, neurologista e neuro-oncologista, assistente de Neuro-Oncologia Clínica da UNIFESP e integrante da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

‘’Os sintomas de envelhecimento do cérebro são bem heterogêneos de uma forma geral, mas podem se dar pela redução de algumas funções cognitivas, como velocidade do processamento mental, memória e aprendizado. Em algumas pessoas notamos alterações do humor, quando em outras podemos quase não observar qualquer alteração. Muito vem do processo natural de envelhecimento, somado dos fatores ambientais como alimentação, estudo, estímulos diversos como música e arte, e por ai vai’’,afirma.

É possível   retardar este envelhecimento? 

‘’O envelhecimento é algo natural, e vai acontecer invariavelmente com todos nós. Podemos, entretanto, escolher como desejamos envelhecer, protegendo diversas funções que consideramos essenciais para nossa pessoa. Alterações na dieta,como por exemplo  introduzir ao máximo uma dieta do estilo mediterrâneo, remover alimentos processados e ultraprocessados, refrigerantes, doces, estimular o exercício físico, estimular o aprendizado de uma língua nova ou de algo diferente do habitual do paciente . Tudo isso  irá contribuir de uma forma enorme para o melhor envelhecimento possível. Temos que mudar nosso pensamento quanto ao envelhecimento, não podemos confrontar algo fisiológico, natural, mas sim seguir o processo da melhor forma possível, respeitando nossas dificuldades individuais e nos esforçando para sermos melhores em diversos aspectos. Tudo isso leva tempo, e as pessoas mais consistentes, que sabem que aos poucos podemos mudar nossos hábitos, são as que mais se beneficiam’’, diz o dr. Gabriel.

Leia ainda:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/deixe-o-cerebro-mais-jovem-com-a-dieta-mediterranea/

Como estimular a atividade cerebral?

Pesquisas  revelam que se manter ativo,desenvolvendo alguma atividade profissional mesmo em idades  mais avançadas pode contribuir para manter o cérebro funcionando bem. Alguns estudiosos recomendam mesmo que em alguns casos se considere a opção de retardar a aposentadoria. E existe ainda a opção do trabalho voluntário, muito comum nos dias de hoje.

O dr. Gabriel  afirma ainda que é preciso mudar o ‘’modelo mental’’:‘’existe muita resistência à mudança, justamente pelo cérebro adorar conforto e tudo que gere uma tranquilidade pra ele. O cérebro odeia sair da sua zona de conforto. Porém, de forma muito interessante, quando saímos da nossa zona de conforto  e investimos em novos conhecimentos, novos padrões alimentares, começamos um processo “sofrido” que depois passa a ser prazeroso e inclusive muita gente vicia nestas novas atividades, de tão prazeroso que pode ser. Começamos a melhorar nosso humor, nosso processamento mental, ficamos mais felizes por resolvermos mais, ficamos impressionados em como conseguimos vencer obstáculos que antes julgávamos incapazes. Nosso cérebro é muito mais potente do que imaginamos  e acabamos menosprezando muito do que ele é capaz. Saia da sua zona de conforto e veja por si próprio o quanto você pode ganhar com isso’’.

E o neurologista acrescenta:‘’ aprenda uma língua nova, aprenda a pintar, a desenhar, a dirigir, conheça novos lugares, faça uma atividade física regular, cuide do seu psicológico e faça uma boa terapia, melhore seu ambiente social, faça amigos,poucos e bons, coma melhor,tente ler mais sobre dietas que protegem o coração, as artérias, os rins e nosso cérebro, afinal todos estão conectados e busque tudo isso de forma lenta, consistente e definitiva. Também se trata de buscar novos objetivos e ter um entusiasmo geral pela vida’’.

 

Veja também:

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/a-juventude-do-cerebro/

Alimentos para o cérebro

E você sabia que a alimentação é um pilar fundamental para a boa atividade cerebral em qualquer idade?O dr. Gabriel Novaes explica: “vivemos numa sociedade ocidental que comumente se alimenta com base em produtos processados, de fácil aquisição, porém, muito pobres em nutrientes e com muitos produtos que aceleram o processo de envelhecimento cerebral, além de prejudicarem nosso sistema cardiovascular e demais órgãos’’.

E acrescenta com dicas de quais seriam os melhores alimentos para o cérebro:‘’existem nutrientes que, na hora de fazer a refeição, contam com propriedades benéficas para a memória. O ômega-3, presente nos peixes como salmão e atum, além das nozes, auxilia na comunicação entre os neurotransmissores, fazendo com que a memória e a concentração sejam fortalecidas. Para estudar, sua ingestão é recomendada, pois facilita bastante no processo de aprendizado. As vitaminas do complexo B, presente nos peixes, abacate e vegetais verdes, contribuem com o desenvolvimento dos neurônios, além de melhorar a memória ao facilitar a comunicação entre os neurotransmissores. Tenha uma dieta mais variada possível e consulte um nutricionista ou médico nutrólogo”.

Contamos com a colaboração da Holding Comunicações e do médico Dr.Gabriel Novaes de Rezende Batistella/Neurologista

 

Gostou desta matéria? Então não deixe de ver também:

https://marcioatalla.com.br/nutricao/alimentos-que-turbinam-o-cerebro/

https://marcioatalla.com.br/dicas-rapidas-vida-e-saude/atividade-fisica-protege-o-cerebro-de-idosos/

https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/perda-de-memoria/

3 inimigos do sono

3 inimigos do sono

Alimentação, zumbidos e até movimentos nas pernas podem afetar o sono

Dieta e saúde mental: há ligação?

Dieta e saúde mental: há ligação?

Estudo indica que má alimentação pode gerar ansiedade e depressão

Diabetes insipidus: não se confunda!

Diabetes insipidus: não se confunda!

Esta doença tem sintomas semelhantes ao diabetes mellitus


VEJA TODAS AS MATÉRIAS