5 dicas para prevenir o câncer de pele
Saiba o que você pode fazer para prevenir essa doença, que acomete 33% dos casos de câncer no Brasil
Por: Equipe Marcio Atalla
‘’Moro, num país tropical…’’. Os versos da canção que virou um dos maiores sucessos do cantor e compositor Jorge Benjor, representam bem o clima no Brasil, principalmente no verão: calor e sol.
As temperaturas beirando ou até mesmo ultrapassando os 40º graus nesta época são um convite à prática de atividades ao ar livre, principalmente nas praias, uma das principias formas de lazer dos brasileiros e dos turistas que invadem nosso país nessa estação tão quente, em busca de diversão no imenso litoral que existe por aqui.
Só que verão rima com exposição ao sol, ainda mais nesse momento em que graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19, as pessoas devem procurar ainda mais as praias neste verão. E isso traz também uma ameaça: o câncer de pele. Este de fato é o tumor mais comum no país, com uma média de mais de 180 mil novos casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para diminuir estes índices ,a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) organiza desde 2014 a campanha Dezembro Laranja para alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele.
Câncer de pele: principais tipos
Mas qual são os tipos de câncer de pele? Este tumor surge quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas maneiras:
.O câncer de pele não melanoma
O câncer de pele melanoma se origina nas células que produzem melanina, o elemento que dá o tom da cor da pele. Ele atinge principalmente adultos da cor branca e é o mais comum no Brasil.
Geralmente ele surge em qualquer parte da pele e os principais sintomas são o aparecimento de :
.Manchas
.Pintas
.Sinais
Já nas pessoas de pele negra, estes indícios aparecem mais nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
E o câncer de pele não melanoma? O câncer de pele não melanoma aparece nas células basais, que ficam na parte inferior da epiderme ou nas células escamosas, que fazem uma espécie de revestimento da superfície da pele.
O câncer não melanoma atinge principalmente partes do corpo que são muito expostas aos raios solares, como rosto, pescoço e orelhas. Pode ser identificado através de manchas na pele que apresentam os seguintes sintomas:
.Coceira
.Ardência
.Descamação
.Sangramento
É o tipo de câncer de pele mais comum, sendo responsável por cerca de 30% dos tumores que ocorrem no país. Ele se manifesta de duas formas:
.O carcinoma basocelular, mais comum e menos agressivo
.O carcinoma epidermoide, mais perigoso pois pode se espalhar por outros orgãos (metástase)
Dicas contra o câncer de pele ((intertítulo))
É importante lembrar que a campanha do Dezembro Laranja não quer impedir que as pessoas deixem de aproveitar os benefícios do sol, mas sim orientar para que a exposição aos raios solares seja feita de forma correta, para prevenir este grave problema que é o câncer de pele. Como afirma a dermatologista Fernanda Porphirio. especialista em dermatologia e estética pelo Hospital Mount Sinai New York e pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center:
“Além dos benefícios relacionados à produção de vitamina D, que auxilia no sistema imune do organismo, ficar ao sol ajuda a reduzir as chances de desenvolver doenças como a depressão, já que os raios solares atuam diretamente na produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. No entanto, você deve ter em mente os cuidados para que a prática não traga malefícios à saúde, como o câncer de pele”.
A dra. Fernanda indica que sempre que alguém for se expor ao sol, mesmo que por um curto período, é necessário passar filtro solar no corpo, com no mínimo 30 de FPS(fator de proteção solar).
Segundo a médica a medida adequada seria uma colher de chá para o rosto e 3 colheres de sopa para o corpo. O filtro deve ser reaplicado a cada duas horas de exposição ao sol, ou se a pessoa praticou alguma atividade física e suou muito ou após o banho de mar ou piscina.
A dermatologista também enumerou outras 5 dicas importantes para prevenir o câncer de pele:
. Passar o filtro 30 minutos antes de ir para o sol,pois o produto precisa de um tempo para aderir à pele
. Procure ‘’pegar sol’’ antes das 10h ou após às 16h.
. Aumente o tempo de exposição ao sol aos poucos
. Use acessórios proteção como chapéu, roupas UV, óculos escuros e barraca de praia
. Aplique hidratante na pele após se expor ao sol
Riscos para o câncer de pele
Além da prevenção, é bom ficar atento aos fatores de risco para o câncer de pele. Segundo os dermatologistas, os principais são:
.Pessoas de pele muito clara ou albinos
.Pessoas com doenças de pele
.Pessoas que trabalham expostas ao sol
.Pessoas com mais de 40 anos
E lembre-se: surgindo qualquer sintoma que possa indicar o aparecimento de alguma forma de câncer de pele, procure imediatamente orientação médica!
Contamos com a colaboração da DATZ Comunicação e da médica Dra.Fernanda Porphirio/Dermatologista