Dia Mundial da Alimentação: dieta saudável é assunto urgente

Data lembra a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade

Por: Equipe Marcio Atalla


Dia Mundial da Alimentação: dieta saudável é assunto urgente

Desde 1981, em 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data foi escolhida em homenagem à criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. O intuito é estimular a reflexão sobre as condições alimentares ao redor do mundo. 

O primeiro tema abordado na data, há quase 30 anos, foi a “A comida vem primeiro”. Neste ano, “Cresça, alimente, sustente. Juntos” é o slogan das campanhas de conscientização. 

Dia Mundial da Alimentação: segurança alimentar é pauta mundial

Em 2020, a FAO, em parceria com o Fundo Internacional para a Agricultura (IFAD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa Mundial de Alimentação (PMA) da ONU e a Organização Mundial da Saúde (OMS), lançou um informe com o título de “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”. 

Entre os dados apresentados no relatório, foi informado que a fome, infelizmente, voltou a crescer no Brasil. Entre os anos de 2014 e 2016, 37,5 milhões de pessoas viviam em estado de insegurança alimentar moderada no país. Já entre 2017-2019, esse número saltou para 43,1 milhões. Ou seja, um aumento de quase 2%. 

Em compensação, o número de pessoas consideradas subnutridas baixou de 4,1%, em 2006, para os atuais 2,4%. A cifra das pessoas em condição de insegurança severa também teve decréscimo de 0,3% entre 2014-2016 e 2017-2019, 

No mundo todo, 2 bilhões pessoas não têm acesso suficiente a alimentos seguros e nutritivos

Obesidade é sinal de dieta pouco saudável

A fome não é o único sinal de que a alimentação de um país é insuficiente em termos nutricionais. O crescimento das taxas de sobrepeso e obesidade ao redor do mundo, que por si só são consideradas pandêmicas, indicam igualmente que é preciso investir mais na qualidade da alimentação. 

Os alimentos industrializados e ultraprocessados costumam ser encontrados por preços mais baixos nas prateleiras dos supermercados. Além de terem uma identidade visual mais atraente, elaborada para incentivar o consumo entre crianças e jovens

Frequentemente, as parcelas mais socialmente vulneráveis de um país, especialmente aqueles assolados por forte desigualdades sociais, são as maiores consumidoras desses tipos de alimentos. Pobres em nutrientes e ricos em calorias, gorduras trans, sódio e açúcares.

Dia Mundial da Alimentação

Crédito foto: © Vadim Petrochenko via Canva.com

Fatores como a inflação, questões climáticas que influenciam as safras (você lembra da alta do preço do tomate há alguns anos?) e falta de estoques nacionais (caso do arroz, em 2020), e a desinformação impactam diretamente a segurança alimentar.

Atualmente, um prato de alimentos saudáveis custa, em média, o equivalente a cinco refeições que têm o amido por base. O resultado disso é que as pessoas podem estar, ao mesmo tempo, acima do peso e subnutridas. 

Segundo o relatório da FAO, a taxa da população afetada pela obesidade passou de 20,1% entre 2014-2016 para 22,1% entre 2017 e 2019.

As campanhas de conscientização realizadas pela FAO ao redor do mundo, portanto, visam estimular os países a criar condições e políticas públicas para que suas populações possam se alimentar adequadamente. 

Covid-19 agrava insegurança alimentar

Neste ano, ainda há o desafio lançado pela Covid-19. Além das questões sanitárias próprias da doença, seus impactos econômicos provavelmente ainda afetarão a população nos próximos anos. 

A desaceleração das economias levou centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo a perderem seus empregos e, com eles, sua renda. Dessa maneira, o sustento diário das famílias foi colocado em risco. 

Dia mundial da alimentação

Crédito foto: © marilyna via Canva.com

Segundo a FAO, a estimativa é que até 132 milhões poderão passar fome ainda em 2020. Com isso, o objetivo da entidade de erradicar a fome até 2030 precisa superar mais obstáculo para ser colocado em prática na próxima década.

Assista ao vídeo da campanha

Crédito fotos: Canva.com

Veja também
Sedentarismo: risque essa palavra da sua vida
Quarentena: alto consumo de açúcar pode estar relacionado ao desenvolvimento de células cancerígenas
Enriquecido com vitaminas e minerais: como incluir esses alimentos na dieta infantil

Oleaginosas: saúde e energia

Oleaginosas: saúde e energia

Conheças os benefícios das frutas secas oleaginosas

Chocolate sem pressão!

Chocolate sem pressão!

O chocolate amargo pode reduzir o risco de hipertensão e trombose

As frutas da saúde

As frutas da saúde

Frutas nativas do Brasil podem prevenir diabetes, hipertensão e até câncer


VEJA TODAS AS MATÉRIAS