8 hábitos para introduzir ou adequar à rotina a fim de melhorar aspecto da pele e tratar a celulite

Médicos de diferentes especialidades dão dicas de hábitos que podem ser adequados ao dia a dia com o objetivo de tratar o problema que afeta 9 em cada 10 mulheres.

Por: Equipe Marcio Atalla


8 hábitos para introduzir ou adequar à rotina a fim de melhorar aspecto da pele e tratar a celulite

Quase 90% das mulheres têm celulite. “Geralmente, as mulheres têm maior índice de gordura corporal, menor massa magra, maior acúmulo de gordura em quadril, barriga e coxas, portanto, mais celulite”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Veja também:

Botando a celulite pra fora

Celulite? Àgua nela!

Musculação, dieta rica, bons hábitos e tudo o que é necessário para ter pernas bonitas e saudáveis

 

O fator genético predisponente é a principal causa para celulite, problema que geralmente acomete áreas como as regiões do quadril, dos glúteos, das coxas (principalmente a face interna e a região posterior), abdômen inferior e braços. Mas os fatores ambientais, como hábitos e estilo de vida, também contribuem para a piora do quadro, fazendo com que o aspecto da pele piore ainda mais. Por isso, consultamos médicos de diferentes especialidades para destacar quais hábitos são realmente necessários introduzir no dia a dia (e quais devemos fugir).

Introduza atividade física na sua rotina. Há um fator preponderante que determina a maior incidência da celulite no sexo feminino: o estrogênio, hormônio diretamente envolvido no processo dessa inflamação. “Também temos a progesterona que também causa edema, mas sobretudo o estrogênio. Mas a celulite também está relacionada a vários fatores, entre eles: o sobrepeso — mas não necessariamente, já que temos também muitas mulheres magras com celulite e isso ocorre porque há um desequilíbrio entre a taxa de gordura e a taxa muscular. Muitas vezes, pessoas magras com poucas fibras musculares têm tendência a apresentar a celulite. Por isso, é de fundamental importância praticar atividade física”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal. “A aceleração do metabolismo promovida pela atividade física juntamente com o crescimento muscular vão equilibrar essas taxas e melhorar o aspecto da pele, ajudando até mesmo os tratamentos contra celulite”, acrescenta o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Evite o sedentarismo. Você pode até se perguntar: “fazer atividade física uma vez ao dia não é suficiente?”. A resposta é não. Um estudo de 2018 publicado no Journal of Thrombosis and Thrombolysis mostrou que o hábito de assistir muita televisão está associado à dificuldade de circulação, pois permanecer longos períodos sentado pode diminuir o fluxo de sangue para as pernas e pés. “Para ativar a circulação sanguínea, o ideal é realizar exercícios movimentando os pés a cada hora sentado; levantar a cada hora e andar para movimentar um pouco as pernas”, destaca a Dra. Aline Lamaita, angiologista membro do American College of Lifestyle Medicine.

Tenha bons hábitos alimentares. “Entre os principais fatores de piora da celulite está a má alimentação. Quando a dieta é desequilibrada, com excesso de calorias vazias, abuso no consumo de industrializados, sal, alimentos ricos em sódio, açúcar e gorduras, ela contribui para o mau funcionamento intestinal, o que piora também a retenção de líquidos. O ideal é sempre introduzir alimentos integrais, grãos, fibras e proteínas e gordura de boa qualidade, além de frutas e verduras”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal.

Aumente o consumo de água. O aumento da ingestão de água ajuda a desintoxicar o organismo e melhora as funções da pele. Tente ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.

Evite o consumo de refrigerante. Os refrigerantes contêm alta concentração de açúcar e sódio. O açúcar aumenta a gordura localizada e o sódio aumenta a retenção de líquidos, piorando a circulação local. Todo alimento rico em açúcar ou gordura pode agravar a celulite pois aumenta as células de gordura.

Apague o cigarro. As substâncias do cigarro afetam diversas funções do organismo e são tóxicas, piorando a oxigenação e a microcirculação da pele, diminuindo a produção de colágeno e promovendo o acúmulo de gordura localizada e também piorando a celulite.

Fique de olho na pílula anticoncepcional (e procure alternativas). “Muitas pílulas contém estrógenos, hormônio que pode causar ou piorar a celulite”, afirma a Dra. Paola Pomerantzeff. O melhor a fazer é conversar com seu médico para buscar alternativas.

Não use roupas muito apertadas. O uso de roupas apertadas não é causa, mas pode ser um fator agravante da celulite que já existe. “Roupas muito apertadas pioram a circulação linfática e sanguínea, agravando o problema da retenção de líquidos e a microcirculação local. Se você está tentando se livrar da celulite, prefira roupas confortáveis, mais larguinhas”, explica a Dra. Paola.

Apesar desses hábitos ajudarem muito no aspecto da pele, eles não irão combater a celulite por completo. “Tratamentos já consagrados e que vêm sendo utilizados com bons resultados são a aplicação de bioestimuladores de colágeno como o ácido poliláctico nos glúteos, e a radiofrequência com aparelhos, realizados em clínicas dermatológicas e de cirurgia plástica. A subcisão é outra opção, feita através de cânulas específicas ou agulhas para quebrar as traves da celulite, e é realizada em centro cirúrgico ou clínicas que tenham estrutura para a realização”, diz o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez.

Com relação aos tratamentos menos invasivos, o padrão ouro para tratar essa alteração é o Ultrassom 3D Solon, que trata a celulite, a gordura e a superfície da pele, pois é possível ajustar exatamente a profundidade onde o aparelho vai agir e o tamanho do dano térmico lateral. “Com isso nós modulamos o tanto de contração de músculo e pele que a gente vai ter e o quanto o aparelho consegue destruir a gordura e os septos fibrosos da celulite. Então é um novo ultrassom micro e macrofocado com recursos tridimensionais”, afirma o Dr. Abdo Salomão Jr. De qualquer maneira, os especialistas reiteram a importância de procurar sempre um médico para tratar o problema.

FONTES:
DR. ABDO SALOMÃO JR, DRA. ALINE LAMAITA, DRA. CLAUDIA MARÇAL, DRA. PAOLA POMERANTZEFF, DR. PAOLO RUBEZ

Falta de sono dá dor de cabeça

Falta de sono dá dor de cabeça

Estudo mostra que dormir mal pode piorar a enxaqueca

Cuidado com a artrite séptica!

Cuidado com a artrite séptica!

Essa condição pode afetar a cartilagem e comprometer as articulações

Atenção com o melanoma!

Atenção com o melanoma!

O diagnóstico precoce deste tipo de câncer pode salvar vidas


VEJA TODAS AS MATÉRIAS