Café pode ajudar a diminuir o risco de câncer na boca

Estudo apontou os efeitos benéficos da bebida

Por: Equipe Marcio Atalla


Café pode ajudar a diminuir o risco de câncer na boca

Quem toma mais de quatro xícaras de café por dia nem imagina que a bebida ajuda a reduzir o risco de morte por câncer de boca e garganta. A boa notícia foi dada por pesquisadores da Sociedade Americana contra o Câncer (ACS) que realizaram um estudo sobre os efeitos benéficos da bebida que é a paixão dos brasileiros e muito consumida pelo restante do mundo.

O café possui vários antioxidantes, polifenois e outros compostos biologicamente ativos que ajudam a proteger o organismo contra esse tipo de câncer ou mesmo combater sua progressão. O câncer de boca/faringe é um dos dez cânceres mais comuns no mundo. Homens são duas vezes mais propensos a desenvolveram a doença e morrer em consequência dela. Estudos anteriores apontaram que a ingestão de café ajudaria a diminuir o risco de câncer de boca/faringe. Para explorar mais estes estudos, pesquisadores examinaram associações do consumo de café, o produto descafeinado e chá com o câncer fatal de boca/faringe, no Estudo de Prevenção do Câncer II. Até então raros estudos haviam examinado o café e o descafeinado de forma separada, principalmente pelo fato do último ser menos consumido que o primeiro.

Foi descoberto que o consumo de mais de quatro xícaras de café diariamente estava associado com um risco 49% menor de morte por câncer de boca/faringe em relação a quem consumia a bebida ocasionalmente ou não consumia. Já com o chá não houve associação.

A conclusão dos cientistas é que o café e seus efeitos na saúde humana são consideráveis. Embora a bebida seja contra indicada em algumas situações que se precise abolir a cafeína.

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

A virada de chave do mindset

A virada de chave do mindset

Ter um pensamento positivo melhora a qualidade de vida


VEJA TODAS AS MATÉRIAS