Norovírus provoca gastroenterite em pacientes de todas as idades

Parente do rotavírus também provoca diarreia, vômitos e pode ser fatal

Por: Equipe Marcio Atalla


Norovírus provoca gastroenterite em pacientes de todas as idades

Você já ouviu falar do norovírus? Apesar de pouco conhecido esse parente do rotavírus atinge cerca de 700 milhões de pessoas no mundo e provoca perda de R$ 227 bilhões por ano. Quase não se ouve falar dele, mas o norovírus é bem comum e pode ser transmitido através de água e alimentos contaminados, ou de pessoa para pessoa, principalmente devido à falta de higiene das mãos. O norovírus provoca gastroenterite, diarreia, náuseas e vômitos. Tais sintomas, segundo os pesquisadores da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkings, EUA, provocam alta queda de produtividade devido à necessidade de licença médica para si próprio ou para cuidar de crianças que tenham contraído a doença.

Usando um modelo de computador para estimar o quanto, em dinheiro, essa perda de produtividade afeta o mundo, os cientistas descobriram que o vírus ainda retira de circulação do mercado US$ 4,2 bilhões, gastos nos serviços de saúde para tratamento dos pacientes infectados.

O norovírus é altamente contagioso e afeta pessoas de todas as idades. Enquanto o rotavírus atinge mais crianças abaixo dos 5 anos de idade e pode ser combatido através de vacinação, ainda não existe vacina para o norovírus . E a vacina está longe de ser criada, em função do norovírus passar por constantes mutações, o que impede a criação da imunização.

Sendo assim, por enquanto, prevenir é o melhor remédio. Lavar as mãos antes das refeições, ao sair do banheiro e depois de manusear dinheiro. Cuidar do armazenamento de água e de alimentos.

Quem contrair o norovírus deve tomar muito líquido, já que, na falta de hidratação, o vírus pode levar a morte. Estima-se que ocorrom 219 mil mortes anualmente no mundo em função do norovírus.

10 mitos e verdades sobre o câncer

10 mitos e verdades sobre o câncer

Aprenda o que é e o que não é verdade sobre a doença

O lado emocional das crianças

O lado emocional das crianças

5 dicas para pais e mães lidarem com as emoções dos filhos

A virada de chave do mindset

A virada de chave do mindset

Ter um pensamento positivo melhora a qualidade de vida


VEJA TODAS AS MATÉRIAS