Crianças com retardo na fala podem estar sofrendo de distúrbios psicológicos
Profissional especializado em desenvolvimento linguístico deve ser procurado
Por: Equipe Marcio Atalla
Se o bebê chega à idade de 16 meses sem conseguir falar, pode ser um sinal de que está sofrendo de algum distúrbio psicológico e não um simples atraso em seu desenvolvimento. Nada melhor do que submeter o pequeno a avaliação de um profissional especializado no desenvolvimento linguístico.
O diagnostico tardio prejudica o desenvolvimento social e pode indicar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Porém, os transtornos psiquiátricos mais frequentes na infância e adolescência podem ser a ansiedade e a depressão.
A ansiedade pode ou não comprometer o desenvolvimento infantil. Se por causa dela a criança vai frequentemente ao pediatra em função de uma baixa imunidade, ou com sintomas como náusea e enjôo, sintomas esses não causados por um problema físico, pode ser em função de um transtorno psiquiátrico.
Já a depressão impede a sensação do prazer. Quanto mais nova for à criança, mas a ansiedade e depressão serão acompanhadas de sintomas físicos, que exigirão imediato diagnóstico.
Recente estudo realizado pela Academia Americana de Pediatria apontou que em 83% dos casos, apenas um terço chegou a um diagnóstico antes dos 3 anos e 4 meses. A maioria só aos 5 anos e meio. Mas nessa idade o comprometimento social ao longo da vida será maior.