OMS sugere aumentar imposto dos refrigerantes e bebidas açucaradas - Marcio Atalla

OMS sugere aumentar imposto dos refrigerantes e bebidas açucaradas

Tributo ajudaria a combater males provocados por esses produtos

Por: Equipe Marcio Atalla


OMS sugere aumentar imposto dos refrigerantes e bebidas açucaradas

Para ajudar a reduzir os índices de obesidade, diabetes tipo 2 e cáries dentárias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu tributar bebidas, segundo informa o mais recente relatório da entidade. As políticas fiscais que levam a um aumento de pelo menos 20% no preço de venda desses produtos resultaria em reduções proporcionais do consumo, de acordo com o Fiscal policies for Diet and Prevention of Noncommunicable Diseases (NCDs).

De acordo com o relatório, a diminuição do consumo de bebidas açucaradas significa uma menor ingestão de “açucares livres” e calorias no geral, uma melhor nutrição e menos pessoas sofrendo com sobrepeso, obesidade, diabetes e cárie dentária. “O consumo de açucares livres, incluindo produtos como bebidas açucaradas, é um fator importante para o aumento global do número de pessoas que sofrem de obesidade e diabetes”, disse Douglas Bettcher, Diretor do Departamento de Prevenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis da OMS. “Se os governos tributam produtos como bebidas açucaradas, podem reduzir o sofrimento e salvar vidas. Podem também diminuir os custos e aumentar as receitas para investir em serviços de saúde. ”

Os açucares livres se referem aos monossacarídeos (como glicose ou frutose) e dissacarídeos (como sacarose ou açúcar de mesa) adicionados aos alimentos e bebidas pelo fabricante, cozinheiro ou consumidor – e açucares naturalmente presentes no mel, xaropes, sucos de frutas e suco de frutas concentrados.

A menopausa mexe com o cérebro

A menopausa mexe com o cérebro

Mulheres na menopausa podem ter alterações na memória e concentração

Sem medo do câncer cerebral

Sem medo do câncer cerebral

Saiba como enfrentar este tipo de câncer

Emagrecimento saudável para as mulheres

Emagrecimento saudável para as mulheres

Mudanças no estilo de vida impedem o ganho de peso após os 40 anos


VEJA TODAS AS MATÉRIAS