Benefícios das atividades físicas para diabéticos

Exercícios ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue e estimulam a produção de insulina

Por: Equipe Marcio Atalla


Benefícios das atividades físicas para diabéticos

Quem é diabético pode e deve praticar atividade física. O exercício ajuda no tratamento da doença e também na prevenção. Mas, só devem ser praticados após uma avaliação médica e supervisão de um profissional que esteja capcitado a ministrar atividade física para portadores da doença. Quem tem diabetes deve monitorar os níveis de glicose e também a insulina no sangue.

A prática regular de atividade física diminui os níveis de glicose no sangue, estimula a produção de insulina, aumenta a captação de glicose pelos músculos, diminui a glicose circulante, promove o aumento da sensibilidade celular a insulina e ajuda a diminuir a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo 2. Com isso, muitas vezes ocorre a diminuição da quantidade de medicações hipoglicemiantes, insulina e melhor controle da doença.

A quantidade e variedade de exercícios deve ser de acordo com as condições físicas do paciente, e das possíveis complicações que sejam geradas pela doença. Os aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo devem ser realizados em intensidade moderada e não ultrapassar 150 minutos por semana. Já exercícios de musculação podem ser realizados de duas a três vezes por semana, por 30 minutos, priorizando os grandes grupos musculares.

Falta de sono dá dor de cabeça

Falta de sono dá dor de cabeça

Estudo mostra que dormir mal pode piorar a enxaqueca

Cuidado com a artrite séptica!

Cuidado com a artrite séptica!

Essa condição pode afetar a cartilagem e comprometer as articulações

Atenção com o melanoma!

Atenção com o melanoma!

O diagnóstico precoce deste tipo de câncer pode salvar vidas


VEJA TODAS AS MATÉRIAS