Hipertenso pode praticar atividade física?

Importante que o médico acompanhe, mas exercício físico deve fazer parte do tratamento...

Por: Equipe Marcio Atalla


Hipertenso pode praticar atividade física?

A hipertensão atinge 30% dos brasileiros. É uma doença de evolução lenta, assintomática e perigosa. Pode causar a morte por ataque cardíaco. O sedentarismo é um dos fatores de risco. Por isso a prática de atividade física, desde que sejam tomados cuidados especiais, é recomendada não só no processo de tratamento, como na prevenção.

Os exercícios mais indicados para o hipertenso são: caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros. Desde que praticados em intensidade moderada, de forma gradual, três vezes por semana e com a supervisão de um profissional. Além de terem sido muito estudados, esses exercícios são indicados pela facilidade de se auferir a pressão durante a prática em caso de necessidade.

Aliás, hipertensos que desejam dar início a uma atividade física, devem primeiro se submeter a avaliação do cardiologista e definir com ele o exercício mais indicado a sua condição de saúde.

A musculação também é uma prática recomendada aos hipertensos, desde que o peso da carga não ultrapasse 50%, para evitar sobrecargas ao coração. O fortalecimento dos músculos provocará impactos positivos na pressão arterial.

Cuide dos joelhos correndo!

Cuide dos joelhos correndo!

A corrida pode ajudar a proteger as articulações

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres


VEJA TODAS AS MATÉRIAS