Yoga inclusiva facilita a vida do cadeirante

Mais agilidade, coordenação e força muscular são alguns dos benefícios

Por: Equipe Marcio Atalla


Yoga inclusiva facilita a vida do cadeirante

Cadeirantes também podem praticar Yoga. Independente das dificuldades de mobilidade, a prática ajuda a ampliar suas possibilidades e que uma vida mais saudável é perfeitamente possível. Segundo os mestres de Yoga, basta ter um corpo e uma mente para realizar a prática.

Exercitar o físico e a mente, benefícios que o Yoga promovem, ajudará a prevenir doenças, proporcionará mais agilidade, força muscular e equilibrio. A coordenação motora também será beneficiada.

Na Yoga para cadeirantes são utilizadas as mesmas técnicas, mantras e meditação, mas as posturas e respiração são adaptadas as condições físicas do praticante. As posturas podem ser feitas na própria cadeira de rodas , com uma faixa para evitar quedas, ou no chão, utilizando acessórios como faixas, blocos e almofadas.

Como o tempo, o yogue cadeirante notará os mesmos benefícios dos praticantes andantes: relaxamento e alivio da depressão. E um benefício a mais: prevenção de formação de coágulos e feridas na pele, provocadas pelas horas sentados na cadeira.

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres

A postura certa na corrida

A postura certa na corrida

Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!


VEJA TODAS AS MATÉRIAS