Exercícios em grupo promovem melhora na saúde mental, fisica e emocional
Malhar acompanhado dá mais sensação de prazer do que se exercitar sozinho
Por: Equipe Marcio Atalla
Você se exercita sozinho ou acompanhado? Se prefere a segunda opção, saiba que sua qualidade de vida melhora tanto física como mental e emocionalmente. Segundo estudo recente realizado pelo Journal of American Osteopathic Association, a mais beneficiada é a saúde emocional, que sofre uma melhora de 26%, seguida de 25% na saúde física e 13% na saúde mental.
Os participantes do estudo eram todos estudantes de medicina que foram convidados a escolher se preferiam malhar sozinhos ou em grupo. A cada quatro, de um total de 12 semanas, os estudantes avaliaram seus níveis de estresse e qualidade de vida. Os que optaram por malhar em grupo apresentaram melhoras nos aspectos da saúde emocional, física e mental. E também no nível de estresse, cuja a melhora ficou em torno de 26,2%. Os que optaram pelo exercício solitário, praticaram o dobro do tempo, mas só foram sentidas mudanças na qualidade de vida mental, em torno de 11%.
O resultado mostra que atividades físicas em grupo promovem mais motivação, confiança e socialização. Quando praticados em grupo, os exercícios provocam as mesmas reações químicas no cérebro, as endorfinas, que são observadas na
prática religiosa e na dança.