Combata à tensão através do Chi Kung

Técnica milenar chinesa promove a saúde e a longevidade

Por: Equipe Marcio Atalla


Combata à tensão através do Chi Kung

Considerado o pai da acupuntura, da meditação e do Tai Chi Chuan, o Chi Kung pode ser uma ótima oportunidade de combater a tensão e ainda se exercitar. A meta dessa técnica milenar chinesa é justamente equilibrar nossa energia por meio de exercícios físicos e assim diminuir a ansiedade.

Chi significa energia e kung trabalho. Quando nos exercitamos, nós fortalecemos os mesmos meridianos de energia que são tratados pela acupuntura, cada um deles ligado a uma função do organismo. O método foi criado há 1 200 anos pelo médico Hua To. Os exercícios foram desenvolvidos a partir da observação dos movimentos do tigre, do cervo, do macaco, do urso e do grou (uma ave parecida com a garça). Os animais têm relação com os cinco elementos em que se baseia a medicina chinesa – madeira, fogo, terra, metal e água – elementos esses que regem a saúde, a personalidade, as aptidões e as limitações de cada uma de nós. Quando esses elementos estão em desequilíbrio, ficamos vulneráveis aos problemas de saúde.

Através da prática do Chi Kung pode se realizar exercícios físicos de qualidade, sem impactos e ainda com alongamento. Eles aumentam a flexibilidade das articulações, promovendo a melhora da saúde e como consequência, a longevidade. Isso porque a respiração profunda oxigena o cérebro, ativando a circulação. A modalidade alivia artrite, dores de cabeça e de coluna, como também desequilíbrios físicos e emocionais.

O fortalecimento e envio de energia para os órgãos internos, como também as defesas naturais do organismo são aumentadas, diminuindo a ansiedade, a depressão e o estresse.

Sedentarismo: o inimigo do coração

Sedentarismo: o inimigo do coração

Não praticar atividade física ameaça a saúde cardiovascular

Mulheres: atenção com os joelhos!

Mulheres: atenção com os joelhos!

Previna lesões nos joelhos que são mais comuns entre as mulheres

A postura certa na corrida

A postura certa na corrida

Correr com o tronco inclinado pra frente pode causar lesões!


VEJA TODAS AS MATÉRIAS