Treino pliométrico melhora desempenho em corredores

Treinamento tem efeito benéfico pois economiza energia de corredores

Por: Equipe Marcio Atalla


Treino pliométrico melhora desempenho em corredores

Estudo realizado na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP demonstra que o treinamento pliométrico — com diferentes tipos de saltos — não altera a estratégia de prova utilizada, mas melhora o desempenho de corredores em provas de 10 quilômetros (km).

O trabalho, intitulado Efeito da economia de corrida sobre a estratégia de prova utilizada durante uma corrida de 10 km, foi realizado por Everton Crivoi do Carmo, entre os anos de 2010 a 2014.

Participaram do estudo 34 corredores do sexo masculino, todos com experiência na prova de 10 km e com capacidade de completá-la em menos de 45 minutos. Os voluntários foram divididos em dois grupos. Durante oito semanas, metade serviu de grupo controle, mantendo sua rotina de treinamento, enquanto a outra metade adicionou à sua rotina o treinamento pliométrico duas vezes por semana no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).

Oito tipos de saltos foram aplicados nos corredores do último grupo: agachamento com salto, salto com afundo, saltos em progressão, saltos em progressão pernas alternadas, saltos em progressão com uma perna, saltos em profundidade, saltos sobre obstáculo e saltos sobre obstáculo com uma perna. Além disso, antes de cada sessão foi realizado aquecimento geral e específico para este tipo de treino.

5 erros dos corredores

5 erros dos corredores

Evite os erros mais comuns de quem pratica corrida

O amortecedor do joelho

O amortecedor do joelho

Conheça a importância e como evitar lesões no menisco

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Dor nas pernas? Pode ser DAP!

Sentir dor ao caminhar pode ser sinal da doença arterial periférica


VEJA TODAS AS MATÉRIAS